TRÂNSITO DE SALINAS SERÁ MUNICIPALIZADO


Já no próximo mês de julho, o trânsito no município de Salinópolis, um dos balneários mais valorizados do Estado, já estará sendo gerenciado pelo próprio município. A Companhia de Trânsito de Salinópolis (CTSal) já está toda estruturada e a fiscalização do trânsito será exercida pela Polícia Militar, em convênio com a CTSal. Com isso, Salinópolis será o 41º município paraense a integrar o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A informação é do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), o órgão colegiado que representa o Pará no SNT.
Ainda de acordo com o Cetran, a municipalização em Salinópolis depende apenas da autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o que poderá acontecer a qualquer momento. Segundo o Cetran, a CTSal já está preparada para assumir a tarefa no município.
Salinópolis fica distante a 210 quilômetros de Belém, tem população de 37.430 habitantes (IBGE/2010) e frota de 2.745 veículos, de acordo com a Unidade Central de Planejamento (UCP) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os números são de 2010. O município é reconhecido por suas belas praias, entre elas a do Atalaia, uma das mais procuradas em feriados prolongados e durante o mês de julho. orm
Como parte do processo de municipalização, Salinópolis recebeu em maio deste ano a visita de equipe técnica do Cetran, formada pelo pelo assessor técnico, capitão PM Erick Miranda, e pela secretária executiva do Conselho, Bethania Beleza, na qual foram verificadas as condições físicas, estruturais, bem como a legislação municipal de trânsito, que segue as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A CTSal terá como diretor o coronel da reserva da PM Mário Nazareno Lopes Rocha, cuja experiência na área de trânsito inclui a criação e coordenação do órgão municipal de trânsito de Castanhal e de outros municípios, até mesmo de fora do Estado.
As vias de Salinópolis possuem em sua maioria sinalização vertical e horizontal. Os alunos da rede pública têm acesso à educação de trânsito, em iniciativa da CTSal e da Secretaria Municipal de Educação.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV