A R T I G O: WENDELL ANDRADE

Crônicas da Vida Cotidiana.
Se alguém lhe disser pra viver a vida um dia de cada vez, leve isso a sério, pois talvez sua vida acabe se tornando um tanto melhor. Obviamente já fazemos isso, ninguém vive a sexta feira se ainda estamos na quarta, há, porém, aqueles que vivem as expectativas futuras, os problemas futuros, as dores futuras, o sofrimento futuro. Há outros que projetam o futuro, que pensam e querem algo melhor: uma vida melhor, um emprego melhor, uma casa melhor, uma cidade melhor. Definitivamente, é isso que nos torna humanos: são nossas contradições, nossas esperanças, nossos objetivos.
Viver hoje e imaginar o amanhã não é exatamente um defeito, muito pelo contrário, é uma característica singular que cada um de nós possui, mas para algumas pessoas isso é mais exigido, especialmente às pessoas públicas. Dos homens e mulheres públicas, espera-se que tenham visão de futuro, projetos e políticas públicas projetadas para o presente e principalmente para o futuro, que tenham idéias inovadoras e as coloquem em prática, que pensem nas pessoas, nos seres humanos e não nos eleitores, quando se olha um homem ou uma mulher apenas como eleitores, deixa-se de olhá-los como cidadãos. Isso é exigir demais. Não, de forma alguma, isso é exigir o mínimo. Mas, infelizmente, vivemos tempos sombrios, onde nem o mínimo está sendo feito. Até quando os administradores de São Miguel do Guamá vão achar que administrar é doar botijões de gás, pagar contas de energia elétrica, doar remédio, aterro, cimento, etc.. A atual administração poderia doar canos, de preferência canos bem grossos, assim o povo teria onde entrar. Porque até agora está todo mundo entrando pelo cano. Menos meia dúzia que estão se locupletando à custa dos recursos que deveriam ser utilizados na construção de melhores escolas na zona rural, na melhoria das estradas vicinais, em cursos de capacitação e geração de renda e entre outras tantas iniciativas simples e com grandioso resultado social.
Desde que escrevi o primeiro artigo, a quantidade de ligações e mensagens que recebi são incontáveis, são pessoas que se sentem contempladas com aquilo que escrevo, outras nem tanto, sei que algumas pessoas não sabem lidar com as críticas. Meus amigos a psicologia explica muitas coisas e hoje farei uso dela pra dizer o seguinte: A mentira e a violência são típicas dos seres humanos, somos a única espécie animal que mente, engana, ludibria e como se não bastasse, ainda pratica toda forma de violência. Portanto mentir é algo tipicamente humano, e a mentira surgiu como estratégia de sobrevivência dos homens primitivos, porém, cabe lembrar a todos que já não vivemos nos tempos das cavernas. Agora vejam como a situação de São Miguel do Guamá é triste. Aqueles que comandam administrativamente a cidade querem a todo custo se manter no poder, mas é fato que até o momento não fizeram nada que lhes dê merecimento para tal coisa. Assim sendo, cabe a pergunta: Que estratégia será usada para que consigam sobreviver politicamente, mentir, enganar, ludibriar, ou ser violentos, são as opções.
Trabalhar é isso mesmo, trabalhar, dirão os defensores da prefeitura. Se for essa a resposta, acho bom vocês começarem logo, do contrário, podem escolher uma das opções acima.
Aquele abraço!
Wendell de Jesus Andrade Reis
            Sociólogo

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV