LARANJAS NA ALEPA

Quem recebia o salário de Gorete era o secretário da parlamentar
Deputada Josefina Carmo (PMDB), responde a procedimento no Ministério Público do Estado por ter nomeado a doméstica Maria Gorete Costa da Silva, residente em Monte Alegre, no oeste paraense, como servidora "laranja" na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Por 11 meses, foram pagos salários em nome dela, no valor de R$ 1.154,64, entre 2007 e 2008. Quem recebia o salário de Gorete, munido de uma procuração reconhecida no cartório de Serviços Notariais de 2ª Serventia, de Monte Alegre, era Juscelino Mendes da Silva, que mora em Belém e trabalha como secretário parlamentar no gabinete da peemedebista, na Alepa.
Informações do MPE dão conta de que Gorete não foi a única "laranja" usada por Josefina. A pescadora Maria de Jesus dos Santos, também residente em Monte Alegre, descobriu por acaso, quando tentava receber o seguro-defeso no Instituto de Previdência e Seguridade Social (INSS), que estava empregada na Assembleia Legislativa com as contribuições previdenciárias sendo devidamente recolhidas. Quem também recebia o salário por ela, munido de uma procuração supostamente falsificada, era Juscelino Mendes da Silva. Nomeada para o cargo de secretária parlamentar nível 06, ela estava lotada no gabinete de Josefina. A nomeação foi datada de primeiro de março de 2009 e a exoneração de 07 de agosto daquele ano.
Maria Gorete também descobriu por acaso que estava lotada na Assembleia. Ela ficou sabendo quando foi buscar informações no INSS sobre aposentadoria. Além da Alepa, ela também teria sido lotada no Hospital Ophir Loyola, em Belém, sem ter conhecimento do que se passava. Durante o primeiro mandato de Josefina como deputada estadual, entre os anos de 2007 e 2010, o PMDB manteve o controle político sobre a Secretaria de Estado de Saúde por boa parte desse período, inclusive, do referido estabelecimento de saúde.
Oliberal

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV