JADER É O MAIS GAZETEIRO NA CÂMARA.ELE LIDERA A LISTA DE FALTAS NÃO JUSTIFICADAS.

Com 45 ausências não explicadas, o ex-deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) liderou o ranking dos parlamentares com mais faltas não justificadas entre todos os 513 deputados do País. No total, Jader faltou a 216 sessões de votação, dos 422 dias com sessões reservadas a votações no plenário, ocorridas entre fevereiro de 2007 e dezembro de 2010. Com esse número, o peemedebista que renunciou ao mandato após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa - e que não terá cargo público a partir deste ano - mais faltou do que esteve presente da legislatura que se encerra em 31 de janeiro. O percentual de ausência chega a 61,4%. Os dados fazem parte de levantamento do Congresso em Foco com base em informações oficiais da Câmara.
No número total de faltas (216), o peemedebista ficou com a segunda colocação. Perdeu o título negativo para Nice Lobão (DEM-MA), mas quando são verificadas as ausências sem qualquer tipo de justificativa, o ex-deputado assume a ponta: não explicou porque deixou de comparecer a 45 sessões. Em segundo lugar nesse quesito aparece Ciro Gomes (PSB-CE), com 41 faltas não justificadas. Além de ser um deputado sem presença, Jader foi também flagrado como um deputado sem trabalho. De acordo com o levantamento do site, o ex-deputado ostenta outro título negativo: "O de parlamentar que não compareceu a nenhuma reunião de trabalho de comissão na atual legislatura". Segundo definição da própria Câmara dos Deputados, é nas comissões onde o trabalho parlamentar de fato acontece. (ORM)
"As Comissões são órgãos técnicos com a finalidade de discutir e votar as propostas de leis que são apresentadas à Câmara. As Comissões se manifestam emitindo opinião técnica sobre o assunto, por meio de pareceres, antes de o assunto ser levado ao plenário; com relação a outras proposições elas decidem, aprovando-as ou rejeitando-as, sem a necessidade de passarem pelo Plenário da Casa. Na ação fiscalizadora, as comissões atuam como mecanismos de controle dos programas e projetos executados ou em execução, a cargo do Poder Executivo". Durante todo seu mandato, segundo o Congresso em Foco, o peemedebista não compareceu a nenhuma das 20 comissões existentes na Câmara.
Sem presença, sem trabalho e sem projeto. O levantamento do site comprova outro fato negativo: Jader, em quatro anos de mandato como deputado federal, não apresentou nenhum projeto de lei ou proposta de emenda constitucional. O peemedebista renunciou ao mandato em novembro de 2010, em protesto por ter sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa.
Peemedebista faltou em 61,4% das sessões na atual legislatura
Jader Barbalho integra um grupo com uma marca pouco lisonjeira. São os dez parlamentares que acumularam maior número de faltas na Câmara durante toda a legislatura. Na média, eles não estavam presentes em quase metade dos 422 dias com sessões reservadas a votações no plenário ocorridas entre fevereiro de 2007 e dezembro de 2010. Três deles mais faltaram do que registraram presença - caso inclusive do peemedebista, cujo percentual de ausência chega a 61,4%.
A lista dos deputados que menos compareceram ao plenário na atual legislatura é composta por representantes de nove Estados e oito partidos políticos. Encabeçam a relação os deputados Nice Lobão (DEM-MA), Jader Barbalho (PMDB-PA), que renunciou ao mandato em novembro, Vadão Gomes (PP-SP), Ciro Gomes (PSB-CE) e Marina Magessi (PPS-RJ). Marcos Antonio (PRB-PE), Miguel Martini (PHS-MG), Fernando de Fabinho (DEM-BA), Silas Câmara (PSC-AM) e Alexandre Silveira (PPS-MG) completam o ranking dos dez parlamentares que somaram mais ausências nos últimos quatro anos. De todos, apenas três foram reeleitos: Nice Lobão, Silas Câmara e Alexandre Silveira.
Em tese, faltar a uma sessão deliberativa implica em corte no salário. Mas, na prática, os parlamentares pouco sentem o peso de suas ausências no bolso. Das 1.862 faltas acumuladas por esses dez deputados, 1.713 (92%) foram abonadas pela Câmara, com a apresentação de justificativas, como problemas de saúde e compromissos políticos. Só 149 das ausências ficaram sem explicações, ou seja, sujeitas a desconto.
Paraense - No grupo de 32 deputados federais que registraram mais de 400 presenças em 2010 está um paraense. Beto Faro, do PT, teve 95,5% de presença. Faro esteve em 403 das 422 sessões de votação da Câmara dos Deputados. É o único deputado federal do Pará a figurar na lista. O ranking dos mais presentes possui apenas deputados que tiveram assiduidade igual ou superior a 95%. O paraense teve 17 faltas justificadas por questões de saúde ou missões políticas e duas não foram justificadas.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV