CAPANEMA: MUNICÍPIO TERÁ UM CAMPUS DA UFRA


Em solenidade realizada na tarde da última sexta-feira, a prefeitura de Capanema fez a entrega dos documentos de doação de uma área de 10 hectares à Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), para a implantação do quarto campus da instituição de ensino superior no interior paraense. A Ufra já tem três outros campi em Capitão Poço, Parauapebas e Paragominas. A doação teve a aprovação da Câmara Municipal de Capanema.
Além da entrega do terreno à Ufra, o prefeito Eslon Martins fechou parceria com a Cibrasa, através do diretor Paulo Francisco, para a recuperação e duplicação dos 5,1 quilômetros da estrada por onde é escoado o calcário que abastece aquela indústria de cimento instalada há décadas na cidade. No valor de R$ 6 milhões, a pavimentação será feita em concreto simples, e consumirá o equivalente a 90 mil sacos de cimento.
Com a presença do reitor Sueo Numazawa e sua diretoria, o prefeito de Capanema, Eslon Martins, disse que a vinda da faculdade no município "significa um avanço no desenvolvimento não só da nossa cidade, mas de toda a região bragantina, tão carente ainda de educação superior. Mas agora chega de dificuldades, está chegando um novo tempo que não terá volta". Em Capanema também já foi implantado um campus de Universidade Federal do Pará (UFPA).
O reitor Sueo Numazawa falou dos planos da Ufra para Capanema. "Estamos projetando dez cursos, disponibilizando 1.250 vagas. Devido a uma já constatada demanda reprimida de aluno, a expectativa que temos é a de que campus beneficie cerca de 500 mil pessoas de 13 municípios da região bragantina. O projeto já está cadastrado no Ministério da Educação, e só aguardando sua liberação junto ao Conselho Nacional de Educação", afirmou. Os primeiros cursos a serem implantados serão os de Agronomia, Licenciatura em Informática e Gestão Empresarial, no ramo agrário. (ORM)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV