ENADE EXPÕE ENSINO SUPERIOR

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2009) e do Censo da Educação Superior. No Pará, foram avaliadas 11 instituições de ensino no Enade, entre elas estão nove privadas e duas públicas.
O desempenho das universidades e faculdades paraenses, em geral, foi considerado insatisfatório, uma vez que a nota predominante das graduações foi 2. Cada graduação recebe uma nota em uma faixa de 1 a 5. Os números 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 é razoável e 4 e 5, bom. A Faculdade Pan-Americana (FPA), do município de Capanema, figurou na lista das instituições com as piores notas do País, com 83 pontos. O índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições por totais que vão de 0 a 500 pontos.
A instituição com um dos melhores desempenho no Pará por faixa de nota foi o Centro Universitário do Pará (Cesupa). Nos três cursos avaliados, a menor nota foi 3, em Ciências Contábeis. A Universidade Federal do Pará (UFPA) aparece em seguida com os cursos de Administração e Direito com as mesmas faixas de notas do Cesupa, 4. A Universidade da Amazônia (Unama) conseguiu a mesma faixa nas Ciências Jurídicas, mas apresentou nota 2 na maioria das graduações.
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi bem avaliada no curso de Design, mas em Música, recebeu nota 2. Entre as que receberam nota 1 estão as graduações de Publicidade e Propaganda e também de Música. A Faculdade Pan-Amazônica (Fapan) obteve a mesma faixa no curso de administração, mas alcançou 3 em Turismo.
Todas as universidades e faculdades que ofereciam no ano de referência os cursos de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Economia, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo, e os cursos superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais precisaram submeter os alunos do primeiro e último ano ao processo de avaliação. ORM
O Enade é utilizado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores que são utilizados pelo MEC nos processos de regulação. O ministro Fernando Haddad anunciou que instituições mal avaliadas por três anos seguidos podem perder o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Na lista deste ano, nenhuma entidade paraense foi penalizada.
Hoje o MEC divulga os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Para consultar o resultado individual das provas e da redação, o participante deverá acessar a página de acompanhamento no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/ e informar CPF e senha. Também é possível consultar o resultado utilizando número de inscrição e senha. A UFPA utilizou o processo como parte integrante do vestibular deste ano.
Mais de 15 mil se formaram no ano do censo
O Censo da Educação Superior 2009 também foi anunciado ontem pelo MEC. No Pará, 15.375 alunos se formaram no ano da pesquisa. A maioria foi em bacharelado, com 8.372 formandos. A formação menos comum foi a de tecnólogo, com apenas 1.912 estudantes. Dos 15 mil que obtiveram diploma superior, 8 mil são do sexo feminino contra 6 mil do masculino. Foram efetuadas 88 mil matrículas em diversos níveis de conhecimento, concentradas em instituições federais e privadas, com respectivamente 32 mil e 47 mil inscrições. No mesmo ano foram oferecidas 42.929 vagas em processos seletivos em 636 cursos.
A região Norte tem o menor número de professores atuantes no ensino superior federal do País, são apenas 8.825 deles. Em seguida está a região Centro-Oeste, com 9.186 docentes. A região com maior quantidade de professores em universidade federais é a Sul, com 24.206.
Confira as notas das principais instituições de ensino superior do Pará
Uepa (Belém e Santarém)
Maior nota: Design - 4
Menor nota: Música - 2
Unama
Maior nota: Direito - 4
Menores notas: Comunicação Social - 2; Ciências Econômicas - 2; Psicologia - 2; Secretariado Executivo - 2; Relações Internacionais - 2; Tecnologia em Processos Gerenciais - 2
UFPA (Belém)
Maiores notas: Administração - 4 e Direito - 4
Menores notas: Publicidade e Propaganda - 1 e Música - 1
Cesupa
Maiores notas: Administração - 4 e Direito - 4
Menor nota: Ciências Contábeis - 3

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV