É POSSIVEL PRESTAR CONCURSO PARA NIVEL SUPERIOR ESTANDO NA FACULDADE ?

Especialista em concursos responde dúvidas dos internautas.
Lia Salgado fala ainda sobre como persistir mesmo após reprovação.
Diversos internautas escreveram ao G1 perguntando se é possível prestar concurso para cargo de nível superior mesmo ainda não tendo terminado a faculdade. Eles consideram que, até a nomeação, já terão concluído os estudos. "Nesse caso, pode", diz a colunista Lia Salgado, especialista em concursos. "Só vai ter que comprovar a escolaridade no momento da posse."
Lia avalia ainda o que vale mais a pena: mirar um cargo superior ou prestar concurso para cargo de nível médio. "Depende muito da situação. Se é alguém que está com alguma dificuldade financeira e precisa de aprovação mais rápida, é melhor fazer para nível médio, porque existem mais oportunidades, com mais vagas. Apesar de que, em concursos, quando falamos de aprovação rápida, seriam seis meses ou até um ano", explica a colunista. "Depois de aprovado, o candidato pode continuar estudando e tentar um concurso de nível superior."
A preparação para um concurso superior, diz Lia, exige cerca dois anos de preparação. "Os salários são maiores e a exigência também é maior", afirma. "É interessante começar essa preparação ainda na faculdade para, quando estiver se formando e de posse do diploma, ter um nível de conhecimento bastante profundo, que permita a aprovação nesse concurso."
Dicas para manter o ritmo de estudo G1
O internauta Yraquian Lima conta que já estuda para concursos há 1 ano e não tem mais "aquela energia do início". Ele pergunta a Lia como retomá-la. "Esse projeto de passar em concurso depende de investimento por um tempo longo. É difícil manter o ritmo", diz a colunista. "Uma ideia interessante é você fazer como se tivesse entrado para uma faculdade, que leva um certo tempo [para ser concluída]. Isso ajuda a diminuir a ansiedade."
Lia dá três sugestões para manter o ritmo de estudos. "Primeiro, marque na sua semana os horários de começar e de parar de estudar -porque não tem que estudar o tempo todo", aconselha. "Marque a hora de fazer uma atividade física, que ajuda muito na concentração. Tem que ter intervalos: se for estudar nos três períodos, faça uma parada em cada um."
Caso ainda não tenha ritmo, Lia sugere começar estudando um pouco de manhã, um pouco à tarde e ir aumentando gradativamente. Vale a pena deixar um dia no fim de semana só para o lazer. Outra dica é tornar o estudo interessante. "Se ficar só na teoria, dá sono. Faça exercícios didáticos após cada ponto, faça fichas-resumo", indica.
Por fim, a colunista sugere materializar o que vai conquistar quando for aprovado. "Imprima o valor do salário e coloque na sua mesa de estudos. Ou ponha fotos do que você quer comprar com esse salário, seja um carro, uma viagem... Toda vez que você olhar, vai lembrar que é pra lá que você está caminhando."
Lia aconselha ainda as leituras de dois artigos já publicados no G1: sobre concentração nos estudos e sobre plano de estudos.

Como lidar com a reprovação
A internauta Jailza pediu dicas de como passar no "sonhado" concurso da Polícia Federal. Ela conta que já tentou duas vezes. "É muito comum ser reprovado em concurso público. Você foi duas vezes, eu fui três, até ser aprovada no meu cargo de fiscal de rendas", conta a especialista. "O concurso para a PF cobra muitas matérias de maneira bastante profunda, então leva tempo para estar preparado."
O conselho de Lia é não parar de estudar mesmo após uma reprovação. "Tire umas duas semanas para passar esse mal-estar, essa frustração de não ter conseguido, e retome os estudos", diz. "Quando não há edital publicado é a oportunidade de aprofundar o conhecimento para estar preparada para quando ele sair."
Lia sugere ainda que a internauta faça uma lista das matérias que costumam cair no concurso da PF e, ao lado de cada uma, cite se já foi ao fim daquela disciplina, se conseguiu entender o conteúdo e se o seu nível de conhecimento naquela matéria está fraco, médio ou forte. "Assim terá uma clareza maior da sua situação. A partir daí, faça um quadro para dedicar mais tempo às matérias em que esteja mais fraca e menos àquelas nas quais esteja mais segura."
"Acho bacana olhar as matérias como se fossem um time de jogadores. Você deve dar mais atenção àqueles que estejam mais fracos", sugere a especialista.
* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV