ANIVERSÁRIO DE CASTANHAL


Cidade comemora a emancipação programação religiosa e cultural
A mais nordestina das cidades paraenses, Castanhal completa nesta sexta-feira 79 anos de emancipação. O município modelo hoje apresenta sinais de crescimento em diversos setores, da economia à educação, passando pelo seu sistema de saúde e pelo resgate da sua história e vida cultural, na qual é marcante a presença do povo do Nordeste. Foi justamente a força de trabalho desses migrantes a responsável pelo surgimento da cidade, que teve como marco a construção da estrada de ferro Belém-Bragança.
O padroeiro da cidade é São José, o santo da chuva, cuja falta trouxe os migrantes daquela região brasileira para o Pará. Castanhal cresceu sobre os trilhos da saudosa estrada de ferro de Bragança, extinta nos primeiros anos de governo militar. Hoje, a única lembrança dessa fase áurea é uma velha Maria-fumaça fincada na praça Inácio Gabriel, no bairro da Estrela. Local, por sinal, que nunca foi rota de trem. O resgate da história desses 76 anos de vida está sob a responsabilidade de poucas pessoas, como os historiadores José Lopes Guimarães e o empresário Pedro Coelho, dono de um considerável arquivo fotográfico.
Para o prefeito Hélio Leite, nascido e criado na centenária vila do Apeú, governar Castanhal tem sido a sua maior realização de homem público, e ele garante que trabalha com o intuito de preparar o município para encarar o futuro. "O que me deixa mais feliz é que estamos trabalhando com amor a uma cidade que queremos um dia ver se tornar num pólo industrial, atraindo novos investidores, gerando mais emprego e renda, e também criar um pólo universitário", disse ele. (orm)
Para comemorar a data, a prefeitura de Castanhal montou uma programação oficial que se iniciou no último final de semana, com o encerramento das oficinas do Ponto de Cultura Teatro e Comunidade "Uma Usina de Força e Luz", com apresentações culturais no espaço do Teatro Municipal Usina Força e Luz.
Além da oficina, a programação contou com a apresentação da banda municipal 28 de Janeiro, que fez um concerto em homenagem aos 79 anos de Castanhal; distribuição de 40 mil mudas de açaí; vernissage da exposição coletiva das oficinas de artes visuais de pintura sobre tela e humor gráfico, ministradas pelo artista plástico Elídio Potiguara e pelo cartunista Biratan Porto, ambos castanhalenses, e apresentação do coral Villa Lobos, tudo no auditório da Fundação Cultural de Castanhal (Funcast).
Hoje a programação oficial começa com missa em Ação de Graças, na igreja matriz de São José, às 7h30. A partir das 9h, é realizado o passeio ciclístico. E mais show gospel e com as bandas locais Estado Civil, Jaffa Reagae, Amor Perfeito e Gato Mala.
A assinatura de convênio entre a Fundação Cultural de Castanhal e a Fundação Carlos Gomes, para desenvolver na cidade o projeto "Música Interior" também está na agenda, assim como uma partida reunindo as equipe do Castanhal e do Clube do Remo, no estádio Modelão e com os portões abertos

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV