Como em todo aniversário, não poderia faltar o bolo, O de Belém foi oferecido pelo Sindicato da Indústria da Panificação do Pará – Sippa, com 20 metros de extensão e 440 quilos, e será distribuído hoje (12), na Praça da República, em meio a uma programação da prefeitura municipal que inicia às 10h.
Na verdade, são 138 bolos que foram batidos, assados e confeitados em duas panificadoras da cidade, numa maratona iniciada às 5h de ontem e só concluída na manhã de hoje. “São necessárias 4 pessoas para esse trabalho. Nós fazemos o bolo, depois voltamos no final da noite para levá-lo até o local onde será montado, cortado e distribuído”, esclareceu o mestre confeiteiro Alacid Coutinho, que há 5 anos atua na confecção do bolo de aniversário.
Como explica a portuguesa Lindalva Pereira, proprietária das panificadoras e coordenadora do trabalho há mais de 20 anos, o ‘super bolo’ leva, no recheio, cupuaçu, chocolate, goiaba, avelã, abacaxi, essências de laranja e baunilha, vinho moscatel, além de frutas. A cobertura é de marshmallow e chocolate.
(Diário do Pará)