APOIO A JATENE

Sérgio Leão afirma que Simão Jatene concluirá negociações
esta semana
 (Foto: Thiago Araújo)
O governador Simão Jatene deve concluir ainda nesta semana as negociações com mais dois partidos que passarão a integrar a base de apoio, reduzindo ainda mais o número de oposicionistas. Os novos aliados serão o PR, do vice-prefeito (licenciado) de Belém, Anivaldo Vale, e o PDT. Os dois fizeram parte da coligação Acelera Pará que trabalhou pela reeleição da candidata petista Ana Júlia Carepa, derrotada porJatene. Vale foi o candidato a vice na chapa da ex-governadora.
O PR tem cinco deputados estaduais e o PDT, dois. São sete votos importantes para ajudar a compor uma maioria confortável ao novo governo.
Dessas negociações depende a conclusão da formação da equipe de governo. Duas secretarias - de Trabalho e de Desenvolvimento Social - estão sendo negociadas, além de cargos em órgãos como a Companhia de Habitação (Cohab).
No caso da Secretaria de Urbanismo, ainda sem secretário definido, o governo decidiu nomear interinamente o ex-secretário de Transportes no governo anterior de Jatene, Pedro Abílio, para comandar a pasta por pelo menos três meses. Abílio já havia sido nomeado coordenador de Câmaras de Políticas Setoriais, lotado na Secretaria de Governo.
A Sedurb entrou na quota de secretarias do PMDB e será ocupada pelo deputado federal eleito José Priante ou por um nome indicado por ele. A demora se dá porque Priante ainda não teria decidido se ficará em Brasília ou se voltará para Belém para assumir pessoalmente a vaga.
O titular da Secretaria de Governo, Sérgio Leão, diz que, ainda nesta semana, Jatene deve concluir as negociações com PR e PDT, o que facilitará a conclusão da formação da equipe. A demora em escolher os titulares de algumas pastas, garante ele, não causou problemas na prestação de serviços. “Nenhuma dessas secretarias está fechada. Está havendo atendimento e já liberamos cotas (de recursos)”.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV