NOVA UNIVERSIDADE

MEC dá aceno positivo a campus do Icuí
O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu nesta quarta-feira (27), em seu gabinete, o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, e a deputada federal Elcione Barbalho (PMDB-PA) para informar sobre o andamento do projeto de implantação do campus de universidades públicas no terreno da Granja do Icuí, antiga residência oficial do governador do Pará. De acordo com o ministro, até a próxima semana a Secretaria Nacional de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) deverá emitir parecer acerca do projeto, que terá um custo inicial de R$ 13 milhões e deverá gerar cerca de 400 novas vagas.
A deputada Elcione Barbalho, que também participou da reunião, destinou um milhão de reais para iniciar a construção do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no local. De acordo com o prefeito, o entusiasmo e a reação positiva do ministro surpreenderam. “O ministro disse, inclusive, que pretende conversar com a presidente Dilma para que sejam priorizados os municípios que recebem as mais baixas receitas per capita do país para que sejam implantadas novas universidades federais como forma de agregar valor para esses municípios”, explicou Helder Barbalho.
O orçamento per capita (por habitante) de Ananindeua é um dos 100 mais baixos do país: R$ 364. Mesmo com orçamento tão baixo para ser aplicado em todas as áreas do município (saúde, educação, infraestrutura, custeio, desenvolvimento, cultura, assistência social, transportes, entre outros), Ananindeua vem alcançando resultados de destaque na área da educação.
Segundo dados da Secretaria de Educação de Ananindeua, de 2.400 alunos atendidos pela rede municipal em 2005, Ananindeua pulou para cerca de 9.500 crianças dentro da sala de aula hoje.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV