QUASE MIL DISPUTAM 6 VAGAS PARA JUIZ SUSTITUTO

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região realiza no próximo domingo a primeira etapa do concurso para juiz substituto. Ao todo, 972 inscritos devem disputar uma das seis vagas ofertadas para o Amapá e o Pará. Os portões estarão abertos a partir do meio-dia e o certame acontece das 13h às 18h, no campus Senador Lemos, da Universidade da Amazônia (Unama). A remuneração para o cargo é de R$ 21.766,15.
De acordo com os dados do TRT, 73% dos inscritos vêm de fora do Estado. A analista judiciária do TRT Lílian Cebolão explica que o número de candidatos vindos de fora é alto porque os concurseiros viajam por todo o País fazendo provas, atrás da sonhada estabilidade no serviço público. "Em provas como a do TRT, que acontecem à tarde, é comum vermos os concurseiros chegarem com a mala ao local da prova. Muitos vêm, fazem a prova, vão embora no mesmo dia e dificilmente chegam a pagar uma diária em um hotel", disse.
orm
A prova é elaborada por uma comissão formada por quatro magistrados e dois representantes da Ordem dos Advogados do Pará (OAB-PA). O exame será composto por 100 questões de múltipla escolha, divididas em três blocos. O primeiro é composto por 30 questões; no segundo bloco os candidatos responderão a 50 perguntas. O último bloco contará com 20. Para ser aprovado, o candidato deve acertar no mínimo 30% das questões de cada bloco e ter a média final de, pelo menos, 60% de acertos.
Para os aprovados na prova objetiva, a próxima fase contará com uma avaliação discursiva, marcada para 22 de maio. Todo o certame é composto por cinco etapas. "As provas se estendem pelo ano inteiro e, pelo nosso cronograma, a previsão para que os aprovados tomem posse é o início do mês de dezembro", disse a secretária do concurso, Nara Souza. O cargo de juiz substituto é considerado o início de carreira da magistratura. Depois, é possível ser promovido para juiz titular e, posteriormente, chegar a ser desembargador do Tribunal.
O servidor público Albeniz Segundo, 29 anos, está se preparando há quase dois anos para participar da prova de juiz substituto. O período de dedicação ao concurso inclui uma rotina de seis horas diárias de leitura e estudo. "A preparação nos obriga a abrir mão dos finais de semana e dos feriados. Mas vale a pena, porque o juiz é um órgão do Estado, o topo da carreira", garantiu. Albeniz já fez provas para o mesmo cargo em outros Estados.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV