COMEÇA A VACINAÇÃO DA GRIPE


Até o dia 13 de maio, Sespa pretende imunizar quase um milhão de pessoas. Mutirão deve melhorar acesso.

A 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) começa hoje em todo e vai até o dia 13 de maio. No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) disponibilizou 1.085.320 doses da vacina trivalente (contra três tipos de vírus, incluindo o H1N1, da gripe A) para serem administradas para 992.972 pessoas. No dia 30 deste mês, será feito um mutirão e o número de postos de atendimento vai aumentar. A administração das vacinas será responsabilidade da secretarias municipais de saúde. Além de idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos de vida e gestantes também poderão ser imunizados. Em todo o País, a meta é imunizar 80% da população.
Min.Saúde

A coordenadora estadual de Imunização da Sespa, Jaíra Ataíde, ressalta que as doses extras são garantia para que ninguém fique sem vacina até o final da campanha. As doses que sobrarem devem ser remanejadas para onde faltar. Esse controle deverá ser todo feito pelas prefeituras. 'Cada município tem uma meta. A vacina poderá ser obtida em todas as unidades de saúde, ambulatórios e hospitais com sala de vacina. As prefeituras devem trabalhar a divulgação, inclusive dos postos extras de atendimento durante o mutirão', comentou.
O Ministério da Saúde aponta que em Belém devem ser vacinados 116.409 idosos, 24.016 gestantes, 55.905 crianças, além dos trabalhadores da área da saúde que realizam atendimentos para influenza. As complicações da Influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos. Na população com mais de 60 anos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%. 'As crianças e gestantes foram incluídos no grupo de risco em 2009 por causa da gripe H1N1. Desde então ficaram', explicou Jaíra.
O mutirão servirá para facilitar o acesso às pessoas que não têm de tempo para ir às unidades de saúde durante a semana. Serão instalados postos de vacinação em diversos locais públicos, como praças e igrejas. A lista completa destes locais será divulgada dias antes da programação.
A Campanha Nacional de Vacinação segue indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda a imunização da parcela da população compreendida como mais frágil e vulnerável, sujeita a complicações decorrentes de uma gripe maltratada. Em todo o mundo, a gripe é uma doença que preocupa as autoridades sanitárias e organizações de saúde, pela gravidade e rapidez na transmissão.
'A vacina é atualizada todos os anos e por isso a população precisa participar de todas as campanhas. Porém, não basta se vacinar. As pessoas precisam colaborar mantendo hábitos de higiene e tomando algumas medidas para evitar a propagação. Entre elas cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar e evitar contato com objetos utilizados por pessoas contaminadas', explicou a coordenadora de Imunização da Sespa.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV