LULA REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO MINISTERIAL DO ANO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda nesta quinta-feira (21) a primeira reunião ministerial do ano e estão em pauta quatro temas: as medidas tomadas pelo governo para a ajuda humanitária ao Haiti; o lançamento do Portal Brasil, página na web que vai hospedar informações sobre o governo federal; a conjuntura econômica com perspectivas para 2010; e a apresentação das linhas gerais do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento 2).
Segundo auxiliares da presidência, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Jorge Félix, e o secretário executivo do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Patriota, devem falar sobre as medidas adotadas até agora pelo governo e quais são as necessidades do povo haitiano.
O país foi devastado por um terremoto na terça-feira (12). Até agora, já foram confirmadas as mortes de 18 militares brasileiros, do diplomata Luiz Carlos da Costa, da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e de uma mulher com dupla nacionalidade que não teve a identidade revelada a pedido da família.
Depois disso, a Secretaria de Comunicação do governo (Secom) apresentará aos ministros o Portal Brasil, que deve reunir na web todos os programas e iniciativas do governo. O lançamento da página está prevista para março.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, devem fazer uma exposição sobre a conjuntura econômica e as perspectivas na área durante o ano eleitoral.
Por fim, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai apresentar para os demais ministros as linhas gerais do PAC 2. Nessa segunda versão do programa, que é o carro chefe do segundo mandato do governo Lula, as obras terão foco nas regiões metropolitanas e os projetos de saneamento básico, habitação e coleta de lixo devem ser priorizados. O governo também incluirá no PAC 2 obras relacionadas às Olimpíadas de 2016.
A previsão é que todos esses debates sejam concluídos até as 14 horas, quando Lula e os ministros almoçam e depois partem para a base aérea em Brasília, onde participam da cerimônia de homenagem aos militares brasileiros que morreram no Haiti.
Não participam da reunião por motivos de agenda ou férias, os ministros da Cultura, Juca Ferreira, da Justiça, Tarso Genro, dos Transportes, Alfredo Nascimento, das Comunicações, Hélio Costa, e das Relações Exteriores, Celso Amorim. Eles estão representados pelos seus secretários executivos. O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, não tinha chegado até o início da reunião, mas é aguardado pelo presidente (ORM)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV