REITOR DA UFPA VISITA O CAMPUS DE CASTANHAL


Reafirmar parcerias, discutir demandas e soluções. Esse foi o tom da primeira visita da nova administração superior ao Campus de Castanhal. Empossada em agosto deste ano e tendo à frente o reitor Carlos Maneschy, a equipe de pró-reitores e representantes visitou, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFET), mais conhecido como a antiga Escola Agrotécnica Federal, e o Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), verificando o andamento de obras e ouvindo as demandas da comunidade acadêmica.
O reitor Carlos Maneschy afirmou que os prédios em construção serão entregues até 2010, algo mais que merecido, uma vez que Castanhal é um dos campi mais antigos da UFPA, fundado em 1978. “É muito importante fazer uma administração fora do gabinete para que a equipe veja in loco como anda a situação da UFPA em Castanhal. Nossa visita é muito mais no sentido de ouvir o que servidores, professores, alunos e sociedade civil têm a dizer para e sobre a Universidade”, disse o reitor.
Seguindo para a audiência pública no Campus 1, o reitor, o vice-reitor Horácio Schneider, todos os pró-reitores e o prefeito do Campus do Guamá, Alemar Rodrigues, foram recebidos pela comunidade acadêmica e representantes de instituições parceiras: Prefeitura Municipal de Castanhal, Câmara de Vereadores e Entidades Empresariais. Adriano Sales dos Santos Silva, coordenador do Campus de Castanhal, abriu a audiência ressaltando que o evento tinha como finalidade o estreitamento das relações com a nova administração superior, gestão 2009-2013, que tem o desafio de melhorar as condições de funcionamento de seis graduações e de uma pós-graduação, frequentadas por, aproximadamente, 1.500 discentes. O Campus contempla, ainda, projetos de pesquisa e extensão com destaque para a Educação da Terceira Idade, o Esporte, a Informática Educativa e o Castelo dos Sonhos, que trabalha com jovens e adolescentes.
Em sua fala, o reitor lembrou que a audiência pública é fundamental por agregar grupos muito importantes para a tomada de algumas decisões. Segundo Carlos Maneschy, somente com a discussão das demandas e das formas de atendê-las é que é possível traçar rumos para a Universidade. “Nossa intenção é fazer uma gestão participativa para que, ao final do seu período, se tenha certeza de que foi um projeto sonhado por poucos, feito por muitos e em benefício de todos da comunidade, em especial, daqueles que mais precisam de mudança social”, enfatizou o reitor. SiteUFPA

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV