A R T I G O


VOCÊ ACREDITA EM QUE?
Em Deus ou no Big-Bem? Se você acredita no primeiro você é integrante de um grande número de pessoas, os que acreditam no Criacionismo. Tese que sustenta que existe um Deus e tudo que existe no mundo e fora dele é produto da criação divina. Nesta corrente é inconcebível para seus praticantes que possa existir algo ou alguma coisa que possa ter o mesmo poder de criação que não seja um “DEUS”.
Agora se você é daqueles que acredita que o homem veio de uma espécie de primatas, você é adepto do Evolucionismo. Corrente que sustenta que tudo que existe no mundo é a resultante do Big-Bem, uma grande explosão, que ocorreu há milhões de anos. Esta corrente, quanto aos seus adeptos, possui a convicção de que a partir desta explosão a vida teve origem. Respeito todos os que de uma forma ou de outra seguem qualquer uma delas.
Mas o que me chama a atenção são os seguintes pontos. Primeiro, muito embora tentem explicar a origem do homem-mundo, deixam lacunas que até hoje, apesar de todo do conhecimento produzido só tem alargado este hiato quanto a este binômio homem-mundo.
Segundo, por serem as teses predominantes até então suscitam toda e qualquer explicação do homem, somente a partir do ponto origem “DEUS” ou ‘BIG-BEM”. Explico melhor, tanto uma como a outra fundamentam suas teorias a partir ou da existência de Deus ou do Ato da Explosão. Isto implica afirmar que as reflexões que antecederam o surgimento de um ou e outro é pouco suscitada ou então quase não divulgada. O terceiro e ultimo ponto corresponde ao fato de que essas reflexões ou questionamentos não são, até então possíveis de serem intransponíveis em virtude da existência de um muro que ninguém ousa pular.
Pois se muito se explicou a partir desses dois pontos, há que transpassar esse muro para que novas questões sejam levantadas e/ou quem sabe esclarecidas. Não dar mais apenas para ficarmos batendo na porta sem termos a coragem de poder adentrá-la e saber o que esta por trás.
Precisamos nos questionar o que gerou o surgimento do BIG-BEM, ou mesmo DEUS. Essas barreiras precisam ser derrubadas. Energia ou um Deus? Se energia como se ocasionou a origem desta? Que elementos ou fatores provocaram seu surgimento para que subseqüentemente fosse gerado o BIG-BEM? A mitologia nos ensina que mesmo os “DEUSES” tinham linhagem parental como é o caso de Júpiter, filho de Saturno. Afinal então quem poderia ser os responsáveis pelo nascimento de “DEUS”? Ou melhor, quem seriam os pais de “Deus”?
Acredito que se ousarmos a transposição destas barreiras muitas outras respostas teríamos e novas acepções possam surgir e apresentar um novo elenco de condições que permitam oportunizar respostas ao homem nessa eterna busca de si mesmo e do mundo.

Antônio Soares
Profº e Estudante Direito

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV