CONFIRMADO UM CASO DE GRIPE A EM CASTANHAL

Gripe A: registrado primeiro caso em Castanhal
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Ana Campos, confirmou ontem o primeiro caso de gripe A ( H1N1) em Castanhal. De acordo com dados apresentados pela coordenadora até o momento foram registrados 16 casos suspeitos, mas apenas um foi confirmado. Outros três aguardam resultados dos exames do Laboratório Central de Belém. Outros dois casos foram encaminhados para o hospital de referência Barros Barreto, em Belém.
Entretanto, os casos positivos para a gripe A, que até a algumas semanas atrás tirava o sossego da população, estão com os dias contados. A afirmação é da diretora do Instituto Evandro Chagas (IEC), Elizabeth Santos, ressaltando que as informações repassadas à população através da imprensa e dos órgãos de vigilância sanitária foram imprescindíveis para que todos tomassem ciência e a doença atingisse a constante na qual se encontra hoje.
Santos informa que no momento, os casos considerados suspeitos estão sendo mais cuidadosamente triados pelos hospitais e unidades de saúde o que facilita para os pacientes que podem receber um diagnóstico mais rapidamente. “Antes recebíamos uma quantidade enorme de materiais e muitos não eram referentes à doença. Hoje, os materiais diminuíram e o resultado é quase sempre positivo, mas não crescente”.
“Podemos dizer que daqui a poucos meses a doença poderá tomar proporções tão pequenas que será quase imperceptível”, informou Santos, sem descartar a possibilidade de um novo surto com a chegada das chuvas, a partir de dezembro.
(Diário do Pará)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV