COMEÇA O HORÁRIO DE PROPAGANDA NA TELEVISÃO

A propaganda eleitoral gratuita para a divulgação das propostas dos mais de 20 mil candidatos às eleições de 3 de outubro começa a ser veiculada no rádio e na televisão hoje. O procurador regional eleitoral, Daniel Azeredo Avelino, ligado ao Ministério Público Federal (MPF), já disse que vai assistir atentamente a programação do horário eleitoral. Ele afirmou ainda que o órgão vai montar uma equipe para fiscalizar o que os partidos e coligações estão divulgando e que espera uma campanha respeitosa. "O que esperamos é que o respeito seja mantido, seja entre candidatos, seja no cumprimento da legislação que existe sobre o assunto. Que os candidatos não se utilizem de artimanhas como divulgação de fatos inverídicos e que esse período seja mesmo regido pelo debate político", disse.
Azeredo afirmou ainda que acredita em uma campanha mais tranquila porque essa condição vem sendo imposta pelo próprio eleitor. "Desde 2006 eu sinto a diferença, não acho que o eleitor aceite candidatos que ridicularizam seus adversários, não é esse tipo de coisa que interessa a ele", explica. "Eu costumo assistir a programação e vou fazer isso novamente nessas eleições, mas além disso vai haver um grupo do MPF também assistindo os vídeos e fiscalizando".
O horário eleitoral gratuito de hoje dá espaço a candidatos à Presidência da República e à Câmara Federal. Eles terão espaço sempre as terças, quintas e sábados. Às segundas, quartas e sextas, anunciam suas propostas os candidatos a deputado estadual, governador e senador. Na TV, a exibição dos programas será entre 13h e 14h e entre 20h e 22h, em hora aleatória. A mesma coisa acontece nas emissoras de rádio, mas a veiculação aí muda de período: fica entre 7h e 8h, e entre 12h e 13h. Aos domingos haverá as inserções aleatórias de até 1 minuto por candidato, que também se repetem durante toda a semana em horários não determinados previamente. A campanha de rádio e TV se encerra no dia 30 de setembro.
Tempo -
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou na semana passada a divisão oficial do tempo da propaganda de TV dos candidatos à Presidência. Dilma Rousseff (PT) terá 42,6% do espaço total. José Serra (PSDB) ficará com 29,2% do tempo. Marina Silva (PV), 5,6%.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV