CÍRIO EM SANTA MARIA DO PARÁ

Procissão - Devotos de Nossa Senhora Auxiliadora estão em festa na cidade.
Neste domingo, será a vez dos católicos de Santa Maria do Pará reverenciarem sua padroeira, Nossa Senhora Auxiliadora, em romaria que começou há apenas 14 anos, mas que já atrai milhares de fiéis daquele município do nordeste paraense. Como acontece nessas ocasiões de manifestação de fé, o Círio de Santa Maria do Pará, uma cidade localizada a 105 quilômetros de Belém e com uma população de quase 24 mil habitantes, movimenta a economia do lugar.
Nos últimos dias, a população viveu todos os momentos que antecedem a festa religiosa, não só participando das peregrinações com a imagem da Santa, como providenciando o tradicional almoço para depois da romaria. Nesse período, a cidade ganha nova paisagem, ruas e casas são pintadas e ornamentadas e os de turistas lotam a cidade.
"Muitas são as promessas durante o Círio de Nossa Senhora Auxiliadora, como forma de agradecimento às graças alcançadas, vale tudo: velas, casas e membros do corpo em cera, miniaturas de objetos, crianças vestidas de anjos ou até mesmo doação de água. Acompanhar a procissão na corda também é uma forma de devoção dos pagadores de promessas. Desejo a todos os que participam e comungam desta fé, cada vez mais fortalecida, desejando dias melhores a todas as família. Um feliz Círio", disse o padre Paulo Cézar Gomes, pároco da Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora. OLiberal

Para o secretario de Cultura de Santa Maria do Pará, João Santana, o Círio da sua cidade "representa uma das mais fortes expressões de identidade cultural do nosso povo, que tem na fé, a esperança de dias melhores. Representa também o momento em que o impossível se torna possível, onde a multidão que acompanha a procissão se torna a cada ano mais fiel e o número de promesseiros aumenta cada vez mais". Ele ressalta também "o encontro das famílias na caminhada de fé, e que após a procissão se reúnem em volta da mesa para o famoso almoço do Círio".

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV