PROFº ANTÔNIO SOARES

PRESENTE DE NATAL: CORRUPÇÃO.

Calma, calma, já explico. Mais um ano que se vai e outro que se anuncia. Como sempre agradecemos pelo que alcançamos e lutaremos pelo que ainda nos falta alcançar. É claro que no Brasil todos nós pediremos mais justiça, paz e harmonia. Eu, no entanto preferir fazer um pedido que a primeira vista pode assustar muita gente.
Mas vamos aos fatos. O que é corrupção? É uma palavra que provem do latim e significa “quebrado aos pedaços”. Feito este esclarecimento já entendemos que esta palavra carrega consigo tudo aquilo que é espúrio. Isto é, todo aquele que pratica corrupção, pratica atos condenáveis. Pois atenta contra tudo que é legal ou moralmente correto.
O ser corrupto carrega consigo a mácula de lesar seu próximo sem levar em consideração as conseqüências dos atos que comete e dos prejuízos que causa. A fome, a miséria, a dor, a injustiça são algumas das heranças deixadas pela corrupção.
Mas sabendo disso, porque pedir no natal a corrupção? Bem, vivemos no Brasil e aqui tudo o que pedimos de bom dificilmente acontece, principalmente quando é de interesse da coletividade. Vejamos, há anos pedimos por uma reforma política e não vem. Os pobres morrem nas filas dos hospitais por falta de recursos e as melhoras demoram aparecer, famílias passam fome, pois seus pais estão desempregados por não haver empregos para todos. A educação pública cada vez mais sucateada mostra nitidamente seu processo de privatização, poucos terão acesso ao conhecimento ou terão pelo valor que pagarão. Ou seja, neste mercado teremos agora os intelectuais dos pobres e os intelectuais dos ricos.
Tudo isso poderia ser evitado se não tivesse como pano de fundo deste teatro macabro quem? Isso mesmo, a CORRUPAÇÃO! Mas porque pedir então no Natal corrupção. Diante deste quadro lamentável que assola o Brasil e das reformas que tardam acontecer a corrupção vem cumprindo um papel importantíssimo na sociedade brasileira. Ou seja, como os homens corruptos sentem-se imunes a justiça e a ditames da lei. Estes se sentem invulneráveis a toda e qualquer forma de punição legal. Ao se sentirem intocáveis, passam a não mais conter seus impulsos e quando agem assim, cometem falhas e acabam tornando-se vítimas dos seus próprios atos. Exemplos é que não faltam: mensalão, arrudas... etc.
É claro que, num sistema corrompido, estes jamais serão punidos, pois a soma de influência política e dinheiro saem ilesos. Contudo não sabem os corruptos que a própria natureza de suas volúpias se encarrega de execrá-los moral e socialmente. E de onde menos se espera, dela se vem. A própria corrupção acaba fazendo a limpeza dos ímpios entre os bons. E desta forma nossos pedidos e anseios acabam se realizando.
Portanto, espero que agora tenham a compreensão do papel que a corrupção pode nos dar de bom, pois e somente através dela que podemos limpar a sociedade do Homos Corrupts.
FELIZ NATAL A TODOS. E UM PROSPERO ANO NOVO.

ProfºAntônio Soares

São M. do guamá

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV