ANA JÚLIA ESTEVE EM SANTA IZABEL INAUGURANDO OBRAS

Ana Júlia entrega infocentro e máquinas para recuperar vicinais

O centésimo infocentro do NavegaPará, o maior programa de inclusão digital e social do país, vai funcionar no 12° Grupamento de Bombeiros Militar, em Santa Izabel do Pará, Região Metropolitana de Belém e atenderá aos bombeiros, às crianças do projeto social "Escola da Vida", coordenado pela corporação, e à comunidade do entorno. "Este infocentro é de Santa Izabel, é do Pará, é de todos", enfatizou a governadora Ana Júlia Carepa, ao inaugurar o espaço, na manhã desta quinta-feira (13) Teresa Cristina, presidente do Conselho Gestor do infocentro, assinalou que o infocentro vai ajudar a retirar das ruas crianças em situação de risco e ajudar outras nos trabalhos escolares. Ela diz que aderiu ao projeto por considerá-lo uma forma de ajudar crianças e jovens sem oportunidade para aprender informática. "Agora todos nós vamos fazer parte do mundo globalizado", ressaltou.

O projeto "Escola da Vida" tem 15 anos e há dois funciona no grupamento de Santa Izabel, beneficiando 300 crianças. Ao longo de dois anos no projeto, as crianças tiveram aulas de música e primeiros socorros e agora terão acesso à informática. "Se os pais dessas crianças fossem pagar pelos cursos, gastariam mais de R$ 2 mil por mês. Aqui, as crianças têm tudo isso de graça e ainda ganham noções de cidadania", disse o comandante do 12º GBM, capitão Rocha.
Do infocentro a governadora seguiu para a Praça da Bandeira, onde entregou à Prefeitura de Santa Izabel uma pá carregadeira, uma patrol, uma caçamba e um trator de pneu, equipamentos para a recuperação de estradas vicinais e vias não pavimentadas.
Investimentos - "É uma possibilidade real de ajudar a vida das pessoas. O dinheiro que se gastava com aluguel e pagamento de consertos das máquinas agora será investido em outras áreas. Ganha a Prefeitura, ganha o povo", frisou o deputado estadual Valdir Ganzer, lembrando que a última ação nessa área foi feita pelo ex-governador Alacid Nunes, há quase 30 anos.
"Nossas máquinas têm 28 anos. Elas passam, quando muito, uma semana trabalhando, e o resto do mês paradas na oficina. Com essas máquinas completas e novas, o trabalho da Prefeitura vai deslanchar", assegurou o prefeito Marió Kató (PMDB). Segundo ele, a governadora Ana Júlia Carepa tem atendido não só a Santa Izabel, mas a todo o Pará. "Queremos caminhar juntos pela vitória de todo o Pará", disse ele.
Ana Júlia Carepa lembrou que todas as vezes que esteve em Santa Izabel foi para entregar obras, asfalto, unidades de saúde e serviços, além de 10 quilômetros de pavimentação feitos recentemente, em convênio com a Prefeitura.
"Quando inauguramos o centésimo infocentro e um ponto de acesso livre de internet aqui, estamos investindo no desenvolvimento e criando oportunidades para o povo do Pará", destacou a governadora, após anunciar que Santa Izabel passa a ser Cidade Digital com a instalação de um ponto livre de internet na Praça da Matriz, de onde todos poderão acessar, gratuitamente, a rede mundial de computadores. Renato Francês, presidente da Empresa de Processamento de Dados do Pará. (Ascom)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV