CARROS NOVOS ESTÃO MAIS CAROS

A inflação acumulada do carro novo teve alta de 2,7% nos últimos 12 meses no varejo até abril, o maior nível em 17 meses, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre os motivos da alta dos preços estão a retirada da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o período de elevação de custos, por conta do aumento do preço do aço, um dos principais insumos na fabricação de veículos. Para o economista da FGV André Braz, a inflação do carro novo deve encerrar este ano em alta, bem diferente de 2009, quando os preços do automóvel terminaram com queda de 4,63%.

O levantamento mostra que os carros novos registraram deflação no varejo durante todo o ano de 2009, na taxa acumulada em 12 meses. O ponto mais baixo na curva de preços ocorreu em agosto do ano passado, quando a deflação dos automóveis atingiu 8,06%.

Carros caros - Em 2010, os consumidores estão fugundo dos automóveis mais caros. Os dados da FGV confirmam os divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que apurou quedas nas vendas de automóveis zero quilômetro em 2010.

Em abril, foram vendidos 208.919 automóveis novos, 24,15% a menos do total de março. A retração de vendas parece continuar este mês: na primeira quinzena de maio, a Fenabrave divulgou recuo de 31,97% nas vendas em relação a igual período em abril, totalizando 82.231 unidades.No que diz respeito a todos os veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), a queda nas vendas em abril foi de 21,4%. De acordo com Braz, no ano passado houve grande antecipação de compras por parte dos consumidores, que aproveitaram os estímulos fiscais para comprar automóveis mais baratos. (G1)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV