QUASE 7 MIL FALTAM NA UFPA

Índice de ausências foi de 14,41%. O listão com o Resultado da primeira fase do PSS 2010 deve sair dia 20.
Quase sete mil candidatos faltaram à primeira fase do Processo Seletivo Seriado 2010 da Universidade Federal do Pará (UFPA), ontem. O número recorde de faltosos chegou a 14,41% do total de inscritos, que era de 47.513. A incidência de faltosos foi maior na capital, onde 4.368 candidatos deixaram de fazer a prova. No interior, foram 2.483. Desta vez, o número de faltosos é duas vezes maior do registrado na primeira vez em que a prova foi aplicada, dia 22 de novembro de 2009. Foram eliminados por falta, ontem, 6.851 candidatos. Em novembro a mesma etapa do processo teve 3.256 faltosos. A prova de ontem da UFPA ocorreu em 24 municípios do Estado.
De acordo com Marlene Freitas, pró-reitora de ensino de graduação e presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps), o número maior de faltosos em relação à prova que foi anulada já era esperado. 'A alteração no calendário foi muito significativa porque o concurso se estenderá praticamente até o Carnaval e algumas pessoas já tinham agendado passeios e viagens com suas famílias e podem ter preferido manter os planos. Muitos candidatos às vagas da UFPA também concorriam a vagas em outras instituições de ensino superior, que já realizaram e divulgaram o resultado de seus processos seletivos. Uma vez já aprovados ou acreditando na aprovação iminente, esses estudantes também podem ter optado por não continuar tentando entrar na UFPA', explica.
Outro ponto destacado pela presidente da Coperps é a nova legislação federal, que impede que alunos ocupem simultaneamente mais de uma vaga em instituições públicas de ensino superior. Ou seja, que estudem ao mesmo tempo na UFPA e em instituições como a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a Universidade Estadual do Pará (Uepa) ou o Instituto Federal do Pará (IFPA). A pró-reitora acredita que a anulação da prova realizada no dia 22 de novembro não contribuiu para o número de faltosos. 'Não acredito que algum candidato tenha faltado simplesmente porque a primeira prova foi anulada. O ingresso na universidade é importante demais para a vida das pessoas para ter sido descartado apenas pelo cancelamento da prova', afirmou.
Marlene Freitas avaliou como tranquila a primeira fase do PSS 2010. 'Tudo aconteceu como de costume, sem grandes incidentes. Como sempre, houve candidatos que realizaram a prova em hospitais ou unidades de saúde e alguns que passaram mal durante o exame e precisaram de atendimento médico. Além disso, não registramos atrasos ou outro tipo de ocorrências até o momento'. A previsão do Centro de Processos Seletivos é de que o resultado desta fase seja divulgado até o dia 20. A segunda prova está marcada para o dia 24 e a terceira e última fase ocorrerá no dia 11 de fevereiro. A lista final de aprovados deve ser divulgada no dia 27 de fevereiro.
Segundo Marlene Freitas, houve empenho em fortalecer ações de segurança, controle e cuidado para evitar que outras situações como as que resultaram na anulação da prova anterior voltassem a ocorrer. A presidente da Coperps esclareceu ainda que a parceria com a Polícia Federal na realização do vestibular é tradicional até mesmo pelo fato de as duas instituições serem da esfera federal. 'Eles sempre estiveram presentes no dia da prova até mesmo porque as ocorrências em relação ao concurso devem ser registradas necessariamente junto à Polícia Federal'. (Amazônia)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV