LULA: COMEÇA ÚLTIMO ANO DE MANDATA


Após férias, Lula retoma atividades no Planalto diante de uma série de decisões a serem tomadas, como a extradição do italiano Cesare Battisti, a compra dos caças e eventuais alterações no Programa Nacional de Direitos Humanos
Após dez dias de descanso na praia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca retoma hoje suas atividades no Planalto. Ele chegou ontem a Brasília com uma série de desafios para enfrentar m seu último ano de mandato. A lista de problemas que Lula tem para resolver vai desde a decisão sobre a extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti até as definições sobre a compra dos caças, eventuais alterações no Programa Nacional de Direitos Humanos e ainda liberação de recursos para os municípios atingidos pelas chuvas.
Lula faz hoje de reunião de coordenação política com ministros: volta de férias para último ano de mandato. Foto: AFP
Hoje, Lula participa de uma reunião de coordenação política com os ministros e da cerimônia de sanção do projeto de lei que institui a Política Nacional dos Direitos Humanos e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária. Em meio a tantos problemas, assessores de Lula afirmam que ele definiu prioridades. A primeira é liberar dinheiro para vítimas de chuvas. Em seguida o presidente deve resolver os impasses envolvendo o Programa Nacional de Direitos Humanos e a compra de 36 caças para a renovação da frota aérea nacional do programa FX-2. Há controvérsia em torno da compra dos caças, uma vez que Lula seria simpatizante dos aviões franceses, enquanto os militares defenderiam os suecos. No dia 13, tem reunião agendada com o governador do Rio, Sérgio Cabral. A ideia de Lula é liberar mais recursos para a Baixada Fluminense e a região de Angra dos Reis. Nos próximos dias, Lula quer reunir os ministros da área econômica para definir a ampliação de investimentos em 2010, uma espécie de segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Antes, o governo deverá responder à ação movida pelo PSDB que questiona no STF medida provisória que abre créditos extraordinários de R$ 18,19 bilhões para diversos órgãos do governo federal. Lula deve decidir sobre a extradição do ex-ativista italiano de Cesare Battisti. O presidente disse que aguardava o envio dos autos do processo pelo STF.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV