SÃO MIGUEL DO GUAMÁ: FOLIA E SOLIDARIEDADE


A novidade que veio dar às margens do rio Guamá, parte do corredor da folia criada pela prefeitura de São Miguel do Guamá para o carnaval deste ano, foi o bloco solidário Dateti, (da telha e do tijolo) que, na noite da ultima segunda-feira, arrecadou nada menos que 132 toneladas de alimentos não perecíveis. Tudo será doado à população carente daquele município do nordeste paraense, durante a celebração da Semana Santa.
Aproveitando ideia do misto de empresário do setor cerâmico e artista plástico Vandik Cavalcanti, a prefeitura mandou confeccionar seis mil abadás, e trocou cada um deles por dois quilos de alimento não perecível. Essa troca durou pouco tempo, e o bloco Dateti teve a virtude de reunir brincantes de outros blocos considerados rivais no carnaval guamaense. Como foi o caso dos que participam dos blocos Gurijuba e Os Pimpolhos, que entraram na folia da solidariedade. Isso sob o comando musical do já popular Daniel do Acordeon, sobre o trio elétrico Nogueirão.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o sucesso do Dateti foi tão grande, que no próximo ano devem ser produzidos mais de 12 mil abadas, o dobro deste ano, para serem trocados por alimentos.
Além dessa faceta de responsabilidade social, o carnaval de São Miguel do Guamá também teve desfiles das escolas de samba. Também teve show de palco, na orla do rio, com a banda Energia Positiva, além de várias carretinhas de som. A festa se encerrou ontem com um show de Viviane Batidão. (Amazônia)
Invertido - No quarto dia de folia em Igarapé-Miri, no Baixo Tocantins, milhares de pessoas saíram às ruas do município para pular o carnaval. As famosas micaretas agitam as ruas da cidade e só terminam hoje.
Quinze blocos e duas escolas de samba fazem arrastões pelas principais ruas da sede do município. O destaque é o bloco Cara e Coroa, em que onde as mulheres se caracterizam de homens e os homens de mulheres. Vestidos com fantasias pra lá de extravagantes, diversos personagens chamam atenção do público que em grupos traçam comentários e opiniões das vestimentas usadas pelos brincantes. Seguindo o ritmo alegre e contagiante dos trios os foliões vão se exibindo pelas ruas da cidade.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV