CELPA ALERTA

No Carnaval, todo cuidado é pouco. Até a rede de energia elétrica oferece risco de acidentes para os foliões. É o que alerta o técnico e coordenador de Segurança no Trabalho da Celpa, Cezar Damasceno. Um exemplo disso foi o acidente que aconteceu em Bandeira do Sul (MG), quando 15 foliões, que estavam num trio elétrico, morreram após um choque provocado por uma serpentina laminada que tocou a rede de alta tensão. Chovia na hora do acidente.
"Trios elétricos não devem passar por debaixo dos fios de alta tensão. Se isso for inevitável, os organizadores da festa devem avisar a concessionária de energia elétrica para que seja feito o afastamento ou isolamento dos fios", recomendou. Ele lembrou que a água é condutor de eletricidade. Por isso, se o folião estiver brincando sob chuva é bom evitar áreas onde há fiação elétrica.
"Outra preocupação são as ligações clandestinas. É importante que os barraqueiros procurem a Celpa para que seja feita uma ligação provisória", recomendou. Segundo ele, o excesso de ligações sobrecarregam a rede elétrica, que, por segurança, desliga quando menos se espera. Dentro de casa, o ideal é evitar conectar vários aparelhos numa só tomada. Isso pode causar curto-circuito. "As pessoas costumam reunir a família no feriado e acabam improvisando com extensões, mas ocorre uma sobrecarga que pode terminar em fogo", alertou. Fonte Celpa
Em caso de colisão de veículo com poste de energia, a pessoa só deve sair de dentro do carro se houver perigo de incêndio e mesmo assim com alguns critérios. "É recomendado que a pessoa tente sair pulando com os dois pés e sem tocar na lataria", afirmou. Ele explicou que pernas e braços servem como terminais de fuga da eletricidade quando estão "abertos". "Um pé só tocando a água serve de ponte para a carga elétrica entrar no corpo, que vai procurar outro ponto para sair. Um choque assim pode levar à morte", frisou.
DICAS DE SEGURANÇA
Trios elétricos e carros alegóricos:
Aparelhos de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas:
Colisão de veículos com postes:
Iluminação, enfeites e alegorias:
FONTE: CELPA
Deve-se prendê-los sempre com barbante comum ou fitilho plástico.
Os enfeites devem ser confeccionados, preferencialmente, em plástico. Não utilizar materiais condutores de eletricidade, como fitas metalizadas, papel alumínio ou laminado e fios de cobre.
Respeitar a distância de segurança necessária entre os enfeites e a rede elétrica.
Não soltar fogos de artifício próximo à rede
Não fazer ligação clandestina para iluminar barraca ou aumentar a iluminação das ruas.
Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Celpa e o Corpo de Bombeiros.
Não sair do veículo. Há risco de choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se for necessário sair do veículo devido a incêndio, abrir a porta e pular com os dois pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro.
Evitar improviso com instalações. Eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.
Não ligar aparelhos elétricos próximos a duchas ou piscinas.
Não direcionar jatos d’água à rede elétrica.
Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica informar a Celpa imediatamente.
Tomar cuidado para não tocar a rede elétrica.
Evitar trafegar sob a rede elétrica

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV