CIRURGIA GRATÍS DE CATARATA

Doentes de catarata serão operados por médicos do Hospital universitário Bettina Ferro de Souza
O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza promove o Mutirão da Catarata no próximo sábado, 19. A intenção é atender de graça o máximo de pessoas acima dos 55 anos que apresentem problemas na visão. Os pacientes interessados devem ir de 7h às 12h ao campus IV da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde se localiza o hospital, munidos de carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de residência. O atendimento será feito por uma equipe composta de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos do Bettina Ferro. A ação será desenvolvida com financiamento da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).
A enfermeira Cristina Mitiko, responsável pela coordenação do mutirão, disse que o diferencial desse atendimento será a viabilização de todos os exames pré-operatórios aos pacientes. "Na consulta, a pessoa que será examinada vai passar por mapeamento, microscopia de córnea, ultrassom, (teste de) pressão intraorcular, entre outros exames. Quem for diagnosticado com a doença já vai sair daqui com a data da cirurgia marcada", afirmou. A operação cirúrgica também será feita pela equipe médica do hospital em outro mutirão.
orm
Já o coordenador do Serviço de Oftalmologia, Eduardo Braga, frisou que os procedimentos pré-operatórios são importantes não só para diagnosticar problemas que poderão atrapalhar o andamento da cirurgia nos olhos, como também localizar demais disfunções orgânicas. "Pode acontecer o caso da paciente ser diabética, por exemplo. Esse problema, que aparentemente nada tem a ver com a capacidade de enxergar, pode comprometer a recuperação da vista. As demais estruturas do corpo devem estar em pleno funcionamento para o êxito da cirurgia. E isso será diagnosticado nessa avaliação clínica oftalmológica geral", explicou.
Braga reforçou que, apesar de simples, a cirurgia de catarata não deve ser vulgarizada. A doença é a principal causa de cegueira reversível em todo o País. Sua característica é a perda de opacidade do cristalino, a lente dos olhos. Algumas vezes, catarata é confundida com pterígio, popularmente conhecido como "carne crescida". "A catarata é uma doença que acomete a parte interna do globo ocular, enquanto que a carne crescida é um problema que fica do lado de fora do olho e é geralmente causado por fatores externos, como forte incidência de luz e poluição", explicou. O sintoma mais comum da catarata é a diminuição progressiva da visão.
O oftalmologista lembra que essa cirurgia, feita em hospitais particulares, custam entre R$ 3 e 5 mil. "Todo mundo vai ter catarata em algum momento da vida, independentemente do que faça para evitar. O mutirão serve para reforçar a ideia de prevenção. O adequado é que, a partir do primeiro ano de vida, todos façam uma consulta com o oftalmologista pelo menos uma vez por ano", afirmou.
O diretor geral do hospital, Paulo Amorim, apresentou os dados da Organização Mundial de Saúde, que apontam mais de dois milhões de pessoas no mundo com a doença atualmente. Uma média de 120 mil novos casos são diagnosticados a cada ano.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV