GOVERNADORA INAUGURA OBRAS EM MAGALHÃES BARATA

A governadora Ana Júlia Carepa (e) e o prefeito Nonato Braga (d), de Magalhães Barata inauguram a Escola Estadual de Ensino Fundamental de Quadros

O município de Magalhães Barata, localizado na região de integração do Guamá, comemorou 48 anos de emancipação política neste sábado (27). Como presente para seus quase 8 mil habitantes, o Governo do Estado entregou melhorias na educação e no transporte e, ainda, assinou diversos convênios, garantindo mais investimentos. Além da governadora Ana Júlia Carepa, estiveram, ainda, os secretários de Estado de Transporte (Setran) e Integração Regional (Seir), Waldir Ganzer e André Farias, o deputado federal Lúcio Vale e os deputados estaduais Eduardo Costa, Júnior Hage e Carlos Bordallo. A visita foi acompanhada pelo prefeito Nonato Braga.A governadora reinaugurou a Escola Estadual de Ensino Fundamental de Quadros, que atende à comunidade de Quadros, a 14 km da sede da cidade. A escola passou por uma revitalização geral, com a reforma de piso, telhado, forro, pintura e parte elétrica, e adquiriu novas carteiras, mesas, ventiladores, armários e computadores. A professora Lucilene dos Santos enumera os benefícios que a reforma trouxe: "Estímulo à aprendizagem, desenvolvimento da comunidade e facilidade para trabalhar com esses alunos, porque nós precisamos de um espaço físico adequado para trabalhar com eles", disse a educadora.

A instituição atende mais de 150 alunos, incluindo a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), recentemente implantada. Aos 64 anos, dona Jovina Palheta é uma das novas estudantes. A dona de casa conta que não teve a chance de estudar quando criança, mas se sentiu inspirada após conhecer a história de outra mulher pela televisão: "Achei bonito uma senhora de 64 anos que se formou advogada e começou pelo EJA. Eu disse para mim mesma: eu também vou estudar". Sobre a reforma na escola, ela diz estar satisfeita não só por si mesma, mas também pela neta Alice, 9 anos, que também é aluna. A menina aprovou as mudanças: "Eu gostei do ventilador porque era muito quente pra gente. E os meninos riscavam muito as carteiras e as paredes, e agora elas estão mais bonitas", diz a estudante do 3º ano.

Após a inauguração da escola, a governadora Ana Júlia Carepa seguiu para a sede do município para conferir a finalização da obra de pavimentação asfáltica do trecho da PA 395 que liga Magalhães Barata à comunidade de Cafezal e estes a Castanhal. São 39 Km de rodovia asfaltada, dos quais 30 Km já estão concluídos. Segundo o secretário Waldir Ganzer, serão investidos mais de R$ 30 milhões de reais ao final da obra, que tem previsão de entrega até final de abril de 2010. "É uma demanda histórica. Magalhães Barata reclamava há centenas de anos a sua ligação por uma via asfaltada", declarou o secretário. (Ascom)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV