SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ

Os Professores entram em Greve Geral

Os Professores Município de Santo Antonio do Tauá estão em greve. Eles realizaram um ato público, pela manhã, e iniciaram o movimento grevista, que pretende conseguir, entre outras coisas, reajuste salarial de 30%. A manifestação se iniciou por volta das 10 horas, na Câmara Municipal, de onde os professores seguiram em passeata para a sede da prefeitura. Os grevistas tentam conseguir uma audiência com a prefeitura local para negociar as reivindicações da categoria.

Segundo a presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), no município, Josiane Santos, explica que os salários dos professores do ensino fundamental, com carga horária de 100 horas está equiparado ao dos serventes. Segundo ela, ambas categorias (professor e servente) ganham R$ 510,00 de salário-base. Porém, como os professores possuem gratificações, o salário sobe para R$ 639,00, em média. Além disso, o movimento grevista reivindica melhor qualidade para os ônibus que trazem os alunos da zona rural e para a merenda escolar, entre outras cláusulas sociais.

De acordo com Josiane Santos, desde outubro do ano passado a entidade vem convocando a prefeitura para reuniões para discutir as reivindicações da categoria. A última teria sido marcada para 1º de março deste ano e ninguém compareceu. Diante disso, os professores realizaram uma assembléia e decidiram fazer um ato público, ontem, e iniciar a greve.

A secretária municipal de Educação, Zulmira Bentes, explica que participou de três reuniões com a categoria e que a prefeitura não tem condições de conceder o reajuste salarial pedido pelos professores. De acordo com ela, isso oneraria a folha de pagamento, que chegaria a mais de 90% da receita do órgão. A Lei de Responsabilidade Fiscal prevê que os gastos com folha de pagamento não podem exceder a 60% da receita. Zulmira Bentes revela que a prefeitura concederá a partir do final deste mês (março) um reajuste para a categoria, que elevará os gastos com folha de pagamento para mais de 70%.

(Amazônia)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV