D E T R A N EM GREVE

Confusão na retomada da greve no Detran

Uma confusão marcou a manhã desta quinta-feira (11) no prédio do Detran (Departamento de Trânsito do Pará), na rodovia Augusto Montenegro. O fato aconteceu durante a retomada da greve pelos servidores do órgão. A categoria pede a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e a Lei de Reestruturação do Detran, que se encontram em análise por Técnicos do Governo.De acordo com Elias Monteiro, presidente do Sindetran (Sindicato dos Servidores do Detran), o comando de greve percorria as salas do departamento para convencer os funcionários que não aderiram à greve sobre a importância da paralisação. 'Tudo estava transcorrendo normalmente, mas quando fomos até o gabinete da diretora em exercício, fomos impedidos pelos seguranças', contou Elias.Ainda segundo ele, os servidores alegaram que eles não poderiam impedir o direito de ir e vir das pessoas. 'Aí eles começaram a nos empurrar e se formou a confusão', disse. No tumulto, portas de vidro foram destruídas e trabalhadores ficaram feridos, sem gravidade. Segundo o diretor de comunicação do sindicato, Lacênio Barbosa, os feridos foram encaminhados para realizar exame de corpo de delito.
Após a confusão, os servidores foram recebidos pela diretora do Detran. 'Agora aguardamos um contato do Governo para negociar', completou Elias.
Greve - A paralisação por tempo indeterminado foi retomada hoje após ser suspensa no dia 19 de fevereiro. Na ocasião, Governo e servidores fizeram um acordo na Justiça, mas, segundo os trabalhadores, o Governo não cumpriu. 'Cumprimos tudo que foi acordado na Justiça, mas o governo infelizmente não fez sua parte', disse o presidente do sindicato.
A greve prejudica os serviços de atendimento ao público como a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (permissão e definitiva) nas categorias A, B,C, D, assim como o licenciamento, transferência de propriedade e vistoria de veículos. A realização de exames médico, psicoténico, provas de legislação e de direção prática e teórica também ficam suspensas em todo o Estado. Ainda de acordo com Elias, apenas os serviços essenciais, como o de fiscalização nas ruas, estão mantidos hoje.
Outro lado - Em nota, o Detran informou que será aberto processo administrativo para apurar a responsabilidade pelos danos causados ao patrimônio público durante a confusão de hoje de manhã. O órgão também afirmou que já está fazendo o levantamento, com base nas imagens gravadas pelo circuito interno, dos responsáveis pelo fato.
Ainda segundo a nota, o Governo vem negociando as reivindicações dos servidores diretamente com a Intersindical, a qual o Sindetran é filiado. 'Das nove reivindicações realizadas pelos servidores, oito já foram atendidas, faltando apenas a que diz respeito ao Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR), que será apreciado pelo Governo, após as negociações do reajuste dos servidores com a Intersindical', diz.
O Detran ressaltou que apesar da greve, os serviços administrativos continuam em funcionamento.

Redação Portal ORM

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV