GOVERNO DO PARÁ ENTREGARÁ MAIS DE 100 MIL CASAS ATÉ 2011


Só em 2009, foram entregues 17 mil novas habitações
Em audiência no Palácio dos Despachos, a governadora Ana Júlia Carepa recebeu na sexta-feira (8) o superintendente da Caixa Econômica Federal no Pará, Evandro Narciso de Lima, e o gerente Regional da Área de Governos, João Hugo Barral, que apresentaram um relatório com os resultados das operações feitas entre o banco e o Governo do Estado, com destaque para a área da habitação. E os dados corroboram as ações que já estão sendo vistas nas ruas: mais casas para os paraenses.
Só em 2009, foram entregues 17 mil novas habitações, sendo 7 mil do programa Minha Casa, Minha Vida, e 10 mil de operações coletivas, a maioria delas com a participação do Governo do Estado. E, para 2010, a previsão é que sejam contratadas 3.038 novas unidades habitacionais envolvendo os municípios de Abaetetuba, Belém, Itaituba, Marituba, Redenção e Parauapebas, totalizando, nos dois anos, um investimento de R$ 163,940 milhões, o que viabilizará a construção de 20 mil novas unidades habitacionais no Pará.
O programa Minha Casa, Minha Vida, lançado pelo governo federal em março de 2009, fechou o ano com 229,9 mil moradias contratadas em todo país. No Pará, a meta é construir 50 mil unidades habitacionais e, destas, o governo popular fará, através da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), 20 mil moradias para quem ganha até três salários mínimos. As 30 mil restantes serão feitas pela iniciativa privada, que também tem parceria com o Governo do Estado.
Os moradores beneficiados terão agora um ambiente tranquilo e digno de uma moradia de verdade. A maioria dos projetos habitacionais conta com uma estrutura de sala de estar, quartos, cozinha e banheiro interno. As ações do governo ainda incluem as obras de infraestrutura que vêm sendo executadas nos conjuntos habitacionais em construção, como pavimentação de vias, sistemas de abastecimento de água, tratamento de esgoto, energia elétrica, construção de áreas de lazer e oferece também apoio técnico da área social, que acompanha os empreendimentos, promovendo desde palestras educacionais até cursos profissionalizantes para geração de emprego e renda para as famílias.
Segundo o relatório apresentado pelo superintendente da Caixa, as obras do programa Minha Casa, Minha Vida representarão uma redução de 23,17% do défict habitacional dos municípios atendidos pelo programa federal, que é de 255.673 unidades habitacionais.
"É uma parceria muito importante para a Caixa, para o governo e especialmente para as pessoas que mais precisam. Prestamos conta das operações habitacionais que fizemos com o Estado em 2009, e as principais operações com repasses do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Orçamento Geral da União (OGU). Concluímos o ano de 2009 com aproximadas 7 mil unidades contratadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. E já temos, em projetos da Caixa, mais 52 mil unidades habitacionais em fase de contratação, superando a meta do programa para o Pará, que era de 50 mil unidades. Nossa expectativa é de estar, até junho deste ano, com 50 mil unidades contratadas e em operação", afirmou Evandro de Lima.
"O esforço que o governo do Pará, governo federal e Caixa Econômica estão fazendo tem se traduzido em resultados concretos para o Pará", comemorou o superintendente. (Cultura)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV