BANCOS: GREVE PODE ACABAR


Bancos e bancários se reúnem hoje, às 11h, em São Paulo, para negociar o reajuste salarial da categoria e tentar por fim à greve que completou ontem dez dias. Os bancários querem aumento de 11%, valorização dos pisos salariais e maior participação nos lucros, entre outras reivindicações. Por enquanto, os bancos garantiram a reposição da inflação (4,29%). Uma nova proposta apresentada hoje só será avaliada pelos bancários em assembleias na quarta-feira.
De acordo com a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), 8.278 agências não funcionaram ontem - 42% das 19,8 mil que existem no País. A (Fenaban) Federação Nacional dos Bancos não divulgou estimativa. Segundo o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro, metade das agências é de bancos públicos e a outra metade, de bancos privados.
Protesto -
Funcionários da agência Senador Lemos do Banco do Estado do Pará (Banpará) fizeram ontem um protesto em frente ao prédio do banco. Serviços bancários ficaram indisponíveis e clientes não conseguiram usar os caixas eletrônicos do local, já que apenas nove funcionários do setor de tecnologia trabalharam; eles administram o sistema operacional que controla os serviços dos caixas eletrônicos de todas as agências do Banpará em Belém. Segundo a presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (Afbepa), Kátia Furtado, os servidores informaram aos clientes que o bloqueio dos caixas eletrônicos se restringiu àquela agência e eles foram direcionados a outras agências.(ORM)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV