JATENE VISITA CAPANEMA E AUTORIZA OBRAS NO MUNICIPIO

Governador Jatene discursando

Ginasio de Esporte lotado para ouvir o Governador

Prefeita de São Miguel Márcia Cavalcantí com outros Prefeitos da região
O governador do Pará, Simão Jatene, assinou nesta quinta-feira, 14, em Capanema, nordeste do Estado, a ordem de serviço para a realização das obras do sistema de captação de água e de ampliação da rede de distribuição da cidade. Pelo menos 11 mil moradores, em quatro bairros, devem ser beneficiados com as melhorias e as novas ligações do serviço de água potável no município.
A assinatura do termo ocorreu no ginásio da escola Pio X, na presença de autoridades de Capanema, secretários de Estado, deputados e mais de mil moradores. De acordo com o governador, as obras no sistema de água da cidade marcam o começo de um período de vários investimentos que serão implentamentados pelo Estado na região. “É uma obra de fundamental importância para o desenvolvimento e a qualidade de vida da região. Por isso estamos investindo quase 20 milhões de reais no sistema de captação de água e em novas ligações na rede de distribuição”, afirmou Jatene.


Outra etapa do projeto diz respeito à ampliação da rede de distribuição do município. Para isso, o governo do Estado vai construir 13,5 km de adutora para a rede de distribuição da cidade. Com a nova estrutura no sistema da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), o governo deverá realizar quase duas mil novas ligações no sistema de água potável de Capanema.
A dona de casa Silmara da Costa, que vive em um dos bairros que serão beneficiados pelas novas ligações da rede, disse que o projeto representa mais qualidade de vida e saúde para todos os moradores. "Isso (a obra) vai trazer muita coisa boa para gente que vive em Capanema. Água é tudo. Precisamos dela para lavar roupa, cozinhar, limpar a casa. Será muito bom ter água de qualidade na nossa casa", ressaltou.
As obras estão orçadas em quase R$ 20 milhões, que serão financiados pelo Orçamento Geral da União (OGU) e pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O projeto prevê a conclusão total da obra em um ano. Segundo Simão Jatene, as melhorias no sistema atenderão às necessidades da população pelos próximos 10 anos. Ainda de acordo com o governador, outros investimentos na ampliação da rede serão desenvolvidos ao longo dos próximos anos.
Saúde e saneamento
Durante a visita à Capanema, o governador Jatene vistoriou as obras que estão sendo realizados pela Prefeitura da cidade com o financiamento do Governo do Estado. Uma delas é a da unidade de Pronto-Atendimento, que, desde o ano passado, dependia do investimento estatal para ser concluída. Outra obra que deve ser terminada com o apoio financeiro do Estado é de pavimentação da Avenida Jarbas Passarinho, que passa por toda a cidade, praticamente. A via já recebeu estrutura de saneamento básico, mas precisa ser asfaltada.
O governador afirmou para o prefeito e a população o apoio do Estado no desenvolvimento dessas obras e garantiu, desde já, um crédito de R$ 250 mil para a finalização da unidade de Pronto-Atendimento da cidade. Ainda no ginásio, Simão Jatene anunciou para a população que o município deverá receber uma das duas novas unidades de hospitais regionais que o governo pretende implantar no nordeste do Pará. “Ainda estamos fazendo um levantamento para definir o projeto, mas Castanhal e Capanema devem ser as cidades que vão receber as novas estruturas do Hospital Regional em breve”, informou. 
Além das obras de Capanema, o Governo do Pará, por meio da Seurb, executa obras de saneamento em todas as regiões do Estado. São 45 municípios recebendo obras de ampliação e recuperação da rede de captação e distribuição água e da rede de esgoto.
Thiago Melo - Secom













PortaldoGoverno

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb), que é responsável pela obra, Márcio Godoy, o projeto irá construir um sistema de captação na margem do Rio Caeté, que levará água para a Estação de Tratamento de Água (ETA), que também será construída pela obra. Na estação, o líquido passará por tratamentos químicos, a fim de torná-la potável.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV