TSE DÁ SINAL VERDE PARA QUE SANDRO MABEL DEIXE O PR

O deputado federal Sandro Mabel (PR-GO) poderá se desfiliar do Partido da República sem perder o mandato na Câmara dos Deputados sob acusação de infidelidade partidária. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (22/9) pelo ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral.
O ministro reconheceu a justa causa para a desfiliação depois que o próprio partido afirmou que “a manutenção do Requerente (Sandro Mabel) em nosso quadro de filiados causará indiscutivelmente constrangimentos de natureza política para ambas as partes, como de fato vem ocorrendo”.
A Procuradoria-Geral Eleitoral também opinou pelo reconhecimento da justa causa, diante da manifestação do partido de que a permanência do deputado no PR é incompatível com as diretrizes da legenda. Com a decisão, o deputado pode trocar de partido sem colocar seu mandato à prova.
Sandro Mabel entrou com ação no TSE, representado pelas advogadas Luciana Lóssio e Daniela Maroccolo Arcuri, com o argumento de que foi vítima de discriminação pessoal da direção e de outros integrantes da legenda, o que justificaria sua saída do partido sem a punição de perda do mandato.
O deputado entrou em rota de colisão com o PR quando decidiu, no começo do ano, disputar a Presidência da Câmara dos Deputados com o deputado Marco Maia (PT-RS). Depois de tomar a decisão de concorrer, seu partido declarou apoio à candidatura do petista. O parlamentar alegou que, como insistiu na disputa, passou a ser excluído das decisões partidárias e reuniões da bancada. De acordo com o pedido feito ao TSE, ele sofria “grave discriminação pessoal” da direção do partido.
Consultor Juridico
Marco Maia foi eleito presidente da Câmara com 375 votos contra 106 votos de Mabel, que lançou a candidatura avulsa. Chico Alencar (PSOL-RJ) teve 16 votos e Jair Bolsonaro (PP-RJ), seis. Apenas 17 dias depois, a Executiva Nacional do PR instaurou processo ético-disciplinar contra Mabel e, imediatamente, suspendeu seus direitos de atividade político-partidária e dissolveu a diretoria da legenda em Goiás, sua base eleitoral.
A briga política virou disputa judicial porque Sandro Mabel foi à Justiça contra a cassação de seus direitos pelo partido. Em abril, a juíza Magáli Dellape Gomes, da 19ª Vara Cível de Brasília, concedeu liminar que suspendeu a punição aplicada pelo partido ao deputado e a dissolução da Executiva Regional da legenda em Goiás.
A juíza acolheu os argumentos da defesa de Mabel, que sustentou que não foi dado ao parlamentar o direito de se defender antes da aplicação das penalidades. De acordo com a liminar, o direito à ampla defesa, ao contraditório e ao devido processo legal também se aplicam aos processos ético-disciplinares internos dos partidos políticos.
No pedido de reconhecimento de justa causa apresentado ao TSE, Sandro Mabel sustentou que foi fundador do PR e o responsável pelo considerável crescimento do partido em Goiás. “Nas últimas eleições, no estado de Goiás, o Partido da República elegeu 29 prefeitos, 24 vice-prefeitos, quase 300 vereadores, 3 deputados estaduais, e 1 deputado federal, além de ter disputado a eleição para governador com candidato próprio, atingindo mais de meio milhão de votos”, afirmou.
Mabel ressaltou que foi vice-líder e líder do PR e que deixou a liderança da legenda exatamente para disputar a Presidência da Câmara. E sustentou, também, que a decisão do partido de apoiar a candidatura de Marco Maia foi tomada depois que sua candidatura já havia sido lançada.
Depois da disputa judicial para retomar os direitos partidários e o comando da legenda no diretório regional de Goiás, Sandro Mabel declarou que continuaria no partido. Segundo a ação ajuizada no TSE, mudou de ideia porque passou a sofrer perseguição e discriminação, o que tornou impossível sua permanência no PR.
O deputado alegou que o PR tentou destituir todos os membros da Executiva Regional do partido em Goiás e apresentou requerimento administrativo ao Tribunal Regional Eleitoral goiano alterando a composição do diretório regional, “em contrariedade às decisões” da Justiça do Distrito Federal.
Segundo a ação, o partido trocou o nome do presidente do diretório regional no site, à margem das decisões judiciais. Também sustentou que soube, por terceiros, que não foi convidado para uma reunião da bancada da legenda no Congresso. De acordo com suas advogadas, “toda a bancada do PR no Congresso Nacional foi convidada, exceto o deputado Sandro Mabel”.
A possibilidade de reconhecimento de justa causa por discriminação pessoal é prevista na Resolução 22.610/07 do TSE. A resolução foi editada depois que, em outubro de 2007, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o mandato pertence ao partido, não ao mandatário, e, na prática, instituiu o regime de fidelidade partidária pela via judicial no país.
Leia a decisão do ministro Marcelo Ribeiro
Decisão Monocrática em 22/09/2011
PET Nº 144212 MINISTRO MARCELO RIBEIRO
DECISÃO
Trata-se de ação declaratória de existência de justa causa para desfiliação partidária ajuizada por Sandro Antônio Scodro — Sandro Mabel, com fundamento nos arts. 1º, IV, § 3º, e 2º da Resolução-TSE n° 22.610/2007, em desfavor do Partido da República (PR) (fls. 2-17).
O requerente afirmou que: i) é filiado ao PR desde sua fundação; ii) foi eleito para o quarto mandato de deputado federal - legislatura de 2011/2014 - pelo Estado de Goiás; iii) é Presidente do Diretório Regional do Partido em Goiás; iv) foi vice-líder e líder do Partido da República, respectivamente, de 13.1.2009 a 3.2.2009 e de 3.2.2009 a 25.1.2011, quando licenciou-se para exercer o seu direito de concorrer à Presidência da Câmara dos Deputados, nos termos do art. 8º, IV, do Regimento Interno daquela Casa.
Informou que, em razão dessa candidatura, tornou-se “persona non grata no Partido, pois em 10/02/2011 teve instaurado contra si processo ético-disciplinar, além de inúmeros outros atos significativos de grave discriminação pessoal” (fl. 4).
Aduziu que (fls. 4-5):
Em 17/02/2011, no referido processo disciplinar, foram impostas contra si ilegais medidas ditas "preventivas", buscando, na verdade, humilhar um membro ativo do partido, discriminá-lo gravemente e, ainda, incompatibilizá-lo com suas bases: a) a imediata dissolução da Comissão Executiva Regional Provisória do Partido da República no Estado de Goiás, com a destituição de todos os seus membros de cargos e funções partidárias; b) a suspensão temporária, por tempo indeterminado, até a decisão final do processo ético-disciplinar, da representação e das atividades político-partidárias.
Tão logo teve conhecimento de tais medidas arbitrárias, o Requerente pleiteou no mencionado processo a revogação das mesmas.
Sem sucesso, não lhe restou alternativa senão recorrer ao Poder Judiciário, onde encontrou amparo e justiça. Tais medidas discriminatórias foram suspensas por decisão judicial!
[...]
Afinal, o PR, em nova manifestação de inequívoca e incansável discriminação pessoal, continuou lutando para retirar-lhe da Presidência do Diretório Regional do PR/GO. [...]
[...]
Por fim, após sentir inúmeras vezes alijado e excluído em seu próprio partido político, a certeza e gota d’água de toda essa grave discriminação pessoal veio com a realização de uma reunião de bancada, em 23/08/2011, na qual “toda a bancada do PR no Congresso Nacional” foi convidada, exceto o Deputado Sandro Mabel (doc. 6).
Destacou que “o Secretário-Geral do Partido da República, Deputado Valdemar Costa Neto, notória liderança partidária, afirmou em entrevista à imprensa: “Disse que o partido não o apoia, mas que ele tem o direito de manter a candidatura” (fls. 46 do PED anexo — doc. 23)” (fl. 6).
Ressaltou que o Regimento Interno da Câmara dos Deputados permite que um partido apoie um determinado candidato e, ainda, tenha outro filiado como candidato avulso.
Concluiu que, “diante de todo o alegado, é possível constatar sem dúvida alguma que o Requerente é vítima de grave discriminação pessoal a ensejar a justa causa para a sua desfiliação” (fl. 16)
Em 30.8.2011, determinei a citação do requerido, que se manifestou nos seguintes termos (fl. 593):
Em que pese o fato de já ter sido expressa e manifesta a decisão tomada pela Comissão Executiva Nacional do Partido da República em não postular a perda de mandato de Deputado Federal por motivo de desfiliação partidária em face do Requerente, afirmamos que em virtude da linha político-partidária de atuação de nossa legenda no Estado de Goiás e ainda as diretrizes legitimamente estabelecidas pelos Órgãos Superiores do Partido da República, temos que a manutenção do Requerente em nosso quadro de filiados causará indiscutivelmente constrangimentos de natureza política para ambas as partes, como de fato vem ocorrendo.
Diante do exposto e com fundamento nas argumentações expendidas acima, concluímos que é incompatível a permanência do Requerente no Partido da República - PR.
Assim para que possamos evitar enormes constrangimentos de ordem pública e até mesmo pessoal para as partes envolvidas, considera o peticionário, ora Requerido, ser justa a desfiliação pretendida pelo Requerente.
A Procuradoria-Geral Eleitoral opina pela procedência do pedido (fls. 598-600).
É o relatório.
Decido.
Adoto, como razão de decidir, o ilustrado parecer ministerial, in verbis (fls. 600):
Tendo em vista que o próprio partido requerido decidiu não postular a perda de mandato do deputado federal Sandro Mabel, por entender que a permanência do requerente causaria enormes constrangimentos de ordem política e até mesmo pessoal entre as partes envolvidas, deve a presente ação ser julgada procedente.
Sobre o tema, esta Corte já decidiu que, “Havendo consonância do Partido quanto à existência de fatos que justifiquem a desfiliação partidária, não há razão para não declarar a existência de justa causa” (Pet nº 2.797/DF, DJ de 18.3.2008, rel. Min. Gerardo Grossi).
Ante o exposto, defiro o pedido formulado pelo requerente e reconheço a justa causa para a desfiliação partidária.
Publique-se.
Brasília, 22 de setembro de 2011.
Ministro Marcelo Ribeiro, relator.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV