COMEÇOU A CAMPANHA

Campanha eleitoral começa oficialmente nesta terça

Cada um dos candidatos à presidência da República escolheu uma cidade estratégica para dar largada na corrida eleitoral. Nesta terça-feira, 6, quando começa oficialmente a campanha, Dilma Rousseff (PT) estará em Porto Alegre (RS), José Serra (PSDB), em Curitiba (PR), e Marina Silva (PV), em São Paulo (SP).
Os três são os candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto. Dilma aparece empatada com Serra na última pesquisa Ibope com 39% das intenções de voto contra 10% de Marina.
PT
Dilma Rousseff escolheu como ponto de partida Porto Alegre, cidade onde começou a vida política pelo PDT e assumiu o primeiro cargo público, de secretária de Fazenda da prefeitura da cidade em 1986. De volta à cidade que a acolheu (Dilma é de Minas Gerais), a candidata do PT fará uma caminhada pela Rua da Praia, conhecido ponto tradicional de passeatas e manifestações políticas. Será a quinta vez que ela visitará a cidade desde abril, quando deixou a Casa Civil.
Outro fator importante na escolha da capital gaúcha como palco para a festa de início de campanha é o poder de atração da militância petista para a passeata. O Rio Grande do Sul tem 8,1 milhões de eleitores, sendo cerca de um milhão concentrado na capital. O candidato do PT ao governo do Estado, o ex-ministro da Justiça Tarso Genro, lidera as intenções de voto com 37%, segundo a última pesquisa Ibope. O segundo colocado, o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB), tem 30%.
A idéia original da campanha petista era que Dilma assistisse ao jogo do Brasil na Copa do Mundo nesta terça-feira, e fizesse a passeata de abertura da campanha na quarta-feira, em São Paulo. Com a eliminação da seleção do campeonato, o PT articulou a ida dela a Porto Alegre, mas manteve a visita a São Paulo, o maior colégio eleitoral do País. Em São Paulo, o script é o mesmo: fará uma caminhada pelo centro da capital paulista carregando a tiracolo Aloízio Mercadante, candidato do PT o governo do Estado, e Marta Suplicy, que tentará uma vaga no Senado.
PSDB
Ao escolher Curitiba, no Paraná, para passar o primeiro dia da campanha eleitoral, José Serra pretende pegar carona na popularidade do candidato tucano ao governo, o ex-prefeito Beto Richa, líder das pesquisas com cerca de 40% das intenções de voto. O Paraná tem 7,6 milhões de eleitores aptos a votar em outubro, sendo 1,3 milhão em Curitiba.
O ponto alto do dia será uma caminhada pelo centro da cidade, com largada no calçadão da Rua XV. Dentre os políticos que acompanharão Serra na caminhada, porém, será sentida a falta do senador Álvaro Dias. Indicado pelo PSDB para ser candidato a vice-presidente, Dias passou pelo constrangimento de ser vetado pelo DEM e substituído pelo pouco conhecido deputado Índio da Costa (DEM). O senador ficou sabendo que Serra começaria a campanha no seu Estado, o Paraná, pela imprensa.
A agenda de Serra em Curitiba também prevê uma visita de Serra a programas sociais e o recebimento de um documento com propostas de governo. Ao assinar o texto, deve firmar um compromisso com a continuidade de programas sociais do governo Lula. A estratégia é cortar rumores de que o candidato da oposição, se eleito, acabaria com o Bolsa Família.
PV
Marina Silva, candidata do PV, escolheu São Paulo como palco para marcar o início da campanha. Passam pela escolha o fato de a cidade ter o maior colégio eleitoral e também a questão de a sede da campanha estar centralizada lá. O Estado tem 30,3 milhões de eleitores – 8,4 milhões só na capital. O candidato do PV ao governo do Estado, Fábio Feldman, foi apontado por apenas 2% dos entrevistados na última pesquisa de intenção de voto do DataFolha.
Até o final da noite de ontem, o presidente do PV no Rio de Janeiro, Alfredo Sirkis, tentava levar a candidata do partido para dar a largada na capital fluminense. É no Rio que o PV tem, até aqui, o melhor desempenho eleitoral na disputa pelo governo do Estado com Fernando Gabeira, terceiro colocado nas pesquisas. "Incompatibilidade de agendas", porém, impediram a mudança de local, segundo Sirkis. (AE)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV