IBGE COMEÇA CENSO EM 4 MESES

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai iniciar o censo 2010 em quatro meses. No município de Marabá, região sudeste do Pará, os técnicos estão atualizando a cartografia da cidade para, em seguida, começar a contagem populacional e traçar o novo perfil sócio-econômico da região. A expectativa é pela confirmação das projeções de crescimento econômico e contingente populacional em pelo menos 10%. Os setores de infraestrutura, saúde, educação, entre outros itens, também devem configurar no novo mapa com índices favoráveis em relação ao último censo realizado em 2000.
As obras e investimentos do Governo do Estado nas áreas de preceito constitucional (saúde, transporte, segurança pública e educação) devem impulsionar os índices para cima. O técnico de pesquisa do IBGE em Marabá, Melquisanor Gester, diz que ainda é cedo para avaliar de fato as mudanças, mas, de antemão, pode-se dizer que o modelo de gestão participativa implantado pela governadora Ana Júlia Carepa pode revelar a diferença.
Antes disso, diz o técnico, que as decisões sobre os grandes projetos de Carajás eram tomadas em gabinete e o reflexo era quase imperceptível na economia local. "Na época do auge da Serra Pelada, fala-se que a cidade de Curionópolis seria coberta de ouro. Isso não aconteceu. O ouro não ficou na região, mas agora, com a participação popular e as ações planejadas, eu acredito que a situação será bem diferente", avalia Gester, que trabalha no IBGE há 37 anos e vem acompanhando de perto as mudanças contemporâneas de Marabá e região (secom)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV