SEDUC VAI DEMITIR PROFESSORES
Medida faz parte de pacote administrativo que tenta colocar fim à paralisação de professores no estado
As medidas, segundo Nilson Pinto, estão previstas na sentença da última sexta-feira (4), assinada pelo juiz Elder Lisboa, da 1ª Vara da Fazenda Pública da capital, que determinou o fim da greve. Para o governo, a negociação está encerrada temporariamente e só será retomada quando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) encerrar a paralisação.
"Vamos tomar medidas administrativas, caso a greve não termine: substituição de professores temporários, que estiverem descumprindo seu contrato de trabalho, não participando das aulas, e a substituição de diretores que eventualmente estejam participando do movimento, impedindo o acesso de estudantes e professores à sala de aula", declarou o gestor, e completou. "Vamos registrar faltas de professores que ainda persistam no movimento grevista para que nós possamos proceder o desconto nos seus salários e ainda abriremos processo administrativo disciplinar para aqueles que persistirem nesse tipo de infração à decisão judicial". (ORM)
Volta - Segundo levantamento da Seduc, a maioria das escolas da capital e do interior já retomou às atividades. Até a manhã de ontem, 67% das escolas do interior já estavam em atividade total, mais 4% em atividade parcial, de acordo com Nilson Pinto. Já em Belém, 51% das instituições de ensino já estão funcionando normalmente e 25% desenvolvem atividade parcial. Os dados são contestados pelo Sintepp.
O governo do Estado anunciou ontem o afastamento de professores temporários, corte no ponto e ainda abertura de processo administrativo disciplinar contra os servidores efetivos, caso o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sintepp) continue com o movimento grevista, que já dura 43 dias na capital e no interior do Estado. As medidas chamadas de administrativas foram anunciadas na tarde de ontem, durante entrevista coletiva com os secretários Nilson Pinto, da Promoção Social; Alive Viana, da Administração e Cláudio Ribeiro, da Educação, além do procurador-geral do estado, Caio de Azevedo Trindade. Sintepp quer reabrir canal de negociação
Após saber das medidas que o governo deve tomar, o movimento grevista respondeu na noite de ontem que "o governo já está sendo intransigente desde a sentença que determinou ilegal a greve. A categoria resistiu. Queremos negociar com o governo, queremos sair da greve, mas o governo precisa sentar para discutir. A greve poderá acabar até amanhã [hoje]", disse Conceição Holanda.
Hoje o protesto marcado para terminar em frente à sede da Seduc deverá ser reforçado com trabalhadores do interior do Estado. Segundo a sindicalista, trabalhadores de municípios próximos a Belém chegam à capital no início da manhã de hoje. "Confirmados, temos três ônibus de Barcarena e três de Abaetetuba. Vamos mostrar o inverso do que o governo quer mostrar", disse Conceição Holanda, ressaltando que pelo menos 80% da categoria está em greve, contestando os dados do governo sobre o funcionamento das escolas.
O calendário de reposição das aulas, que deve ser formulado pelo Sintepp, segundo a sentença do juiz Elder Lisboa, vai ser divulgado na próxima semana, segundo o movimento grevista. "Vamos esperar os acontecimentos de amanhã [hoje], da negociação", afirma. "Nós não queremos causar prejuízos, mas isso depende do governo. Se conseguirmos negociar, no máximo até sexta a greve termina", estima. Ainda ontem pela manhã, os professores realizaram um ato público pedindo celeridade da justiça. Na ocasião, o advogado Paulo Henrique Corrêa e o coordenador José Mateus Rocha da Costa Ferreira, foram recebidos pelo desembargador Cláudio Montalvão.
Juiz elder lisboa dá novo despacho e considera ilegal movimento
O juiz Elder Lisboa, titular da 1ª Vara de Fazenda Pública da Capital, considerou ilegal a greve dos professores em nova sentença emitida ontem, em Belém. O magistrado determinou ainda que, caso a categoria descumpra a ordem de retornar 100% às atividades será aplicada multa diária de R$ 25 mil aos cofres do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp). O juiz também destacou que haverá desconto dos dias parados, caso o sindicato extrapole o prazo de 10 dias, a contar de ontem, para apresentação ao juízo do calendário de reposição de aulas, bem como sua efetivação junto às escolas públicas estaduais. Os demais termos da sentença, editada na sexta-feira, 04, foram mantidos.
Polícia - O descumprimento da sentença judicial, que ordenava o fim da greve dos professores e técnicos, em caráter imediato, virou caso de polícia. Anteontem, a 1ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais, Fundamentais e Defesa do Patrimônio Público, do Ministério Público do Estado (MPE), Maria das Graças Corrêa Cunha, solicitou, por meio de ofício, a abertura de inquérito policial para apurar crime de desobediência à determinação judicial contra a coordenação geral do Sintepp.
O documento foi encaminhado ao delegado geral Nilton Atayde, com objetivo que seja instaurado inquérito para investigar o crime de desobediência da coordenação geral da entidade sindical. A Divisão de Investigação e Operações Especais (DIOE) é a unidade policial responsável pelo caso. Segundo o diretor do órgão, Neivaldo Silva, hoje ele solicita, formalmente, a notificação da decisão do juiz dada ao Sintepp, na 1ª Vara de Fazenda Pública da Capital, para respaldar a abertura do procedimento policial.
"Vamos levar o documento nas mãos do juiz pedindo a notificação, porque esta não consta no documento encaminhado pelo MPE à Polícia Civil. Diante disso, vamos saber para quem foi feita a notificação. Se o juiz nos responder logo e ficar caractetizado que houve desobediência da ordem, faremos a materialização do inquérito. Em seguida, vamos intimar a coordenação do sindicato a vir até a DIOE prestar depoimento e esclarecer os motivos da desobediência, mas isso não implica em prisão. Porém, será registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra a pessoa", explica o delegado. Ao final do inquérito, ele será levado ao MPE, o qual faz a denúncia à Justiça, que faz o julgamento.
Inquérito policial é visto como forma de intimar coordenadora
A coordenadora geral do Sintepp, Conceição Holanda, disse que vai prestar depoimento na Polícia Civil, caso seja intimada a comparecer à DIOE. Adiantou ainda que a assessoria jurídica do sindicato vai encaminhar habeas corpus, se houver alguma tentativa de prendê-la ou de Williams Silva, que também é membro da coordenação geral do Sintepp.
Para Conceição Holanda, a atitude do MPE é uma tentativa de intimidar os professores. "Lutamos por um direito que é nosso, previsto em lei, e temos a decisão do Supremo Trubunal de Justiça em nosso favor. Nunca o movimento dos professores passou por uma situação como essa, que tenta criminalizar nossa luta. Se a promotoria estivesse preocupada com a educação, já teria tomado providência de várias reivindicações que fazemos no que dizem respeito à infraestrutura nas escolas e a garantia de concurssados nas instituições de ensino público, e não em pedir prisão de trabalhador", disse Conceição.
Segundo a assessoria de imprensa do MPE, a promotora Maria das Graças Corrêa Cunha não anunciou qual é o tipo de ação judicial que deverá mover contra o Sintepp. Somente depois de impetrada a ação a promotora deverá conceder entrevista.
Hoje, os professores se concentram às 8h30, no trevo que fica na entrada do Conjunto Satélite, na rodovia Augusto Montenegro. De onde vão seguir até o Palácio dos Despachos ou sede da Secretaria de Estado de Educação, em Icoaraci. "Vamos tentar diálogo e apresentar calendário de reposição de aulas ao Governo do Estado, para chegarmos a um acordo e colocarmos fim à greve", informa Conceição Holanda.
O movimento de greve completa hoje 43 dias, com duas principais reivindicações: pagamento do piso nacional de R$ 1.187, direito garantido por lei desde 2008, e o pagamento integral do Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCR).
Total de visualizações de página
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2011
(1319)
-
▼
novembro
(82)
- AG. BRASIL
- CADEIRAS SENDO MONTADAS PARA OS ALUNOS
- PROMESSA CUMPRIDA
- STF ADIA NOVAMENTE DECISÃO SOBRE FICHA LIMPA
- RESUMO DA DELEGACIA NO FINAL DE SEMANA EM SÃO MIGU...
- MAIS UM TRAFICANTE ATRÁS DAS GRADES EM SÃO MIGUEL ...
- ESTADO PROPÕE PAGAR PISO A PROFESSOR ANTES DO PRAZO
- AG. BRASIL
- FOTOS DO CÍRIO 2011 - SÃO MIGUEL DO GUAMÁ
- NOTA DE REPÚDIO DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO PARÁ
- CHACINA DE ICOARACI
- COMUNIDADE CRISTO REI RECEBE SERVIÇOS DA PREFEITURA
- CRÉDITO NO BANCO DO BRASIL
- CONFIRMA LIBERDADE DE STF PROTESTOS PELA LEGALIZAÇ...
- RESUMO DAS DELEGACIAS DA REGIÃO
- FOTO DA NOITE
- TÁ CHEGANDO A HORA
- SEMED: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSIN...
- ASSASSINATO EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ
- AG. BRASIL
- MPF QUER RETORNO IMEDIATO DE MÉDICOS AO TRABALHO
- Sem título
- LOTERIAS PAPE INFORMA:
- FARMACINHAS DOMÉSTICAS SÃO UM PERIGO
- ACABOU
- STJ REDUZ INDENIZAÇÃO POR COBRANÇA INDEVIDA
- MINISTÉRIO PÚBLICO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA ...
- PAPÃO VENCE NO SUFOCO E MANTÉM SONHO DO ACESSO À S...
- SEDUC CONTRATA TEMPORÁRIOS PARA GARANTIR AULAS NA ...
- AG. BRASIL
- LOTERIAS PAPE INFORMA:
- INTERNAUTAS FALAM SOBRE ACUSAÇÃO CONTRA OPHIR
- CINCO ANOS DE PIETRA BARATA
- MÉDICO GAÚCHO ENGANA PACIENTE PARA TER RELAÇÃO SEXUAL
- CONGRESSO DA MAGISTRATURA BRASILEIRA 2012 SERÁ EM ...
- MAIORIA DOS ELEITORES DO PARÁ É CONTRA A DIVISÃO D...
- DECORAÇÃO NATALINA ESTÁ SENDO PREPARADA
- MP QUER QUE SEDUC ABRA PROCESSO CONTRA GREVISTAS
- PLEBISCITO NO PARÁ CHEGA À TV
- ELE FALOU O SEGUINTE:
- ACORDO: PREFEITURA DE SÃO MIGUEL X SINTEPP
- EMPATE SUSPENDE O JULGAMENTO DO RECURSO DE JADER
- O GIGANTE DA COLINA
- VICE GOVERNADOR ENTREGA VIATURAS DA POLÍCIA MILITA...
- AS FOTOS REVELAM A VERDADE
- ANDRÉ DIAS PODERÁ IR PARA O TRIBUNAL DE CONTAS DO ...
- STF DEVE JULGAR RECURSO DE JADER BARBALHO HOJE
- FOTO DO DIA
- SEDUC VAI DEMITIR PROFESSORES
- AUSÊNCIA DA ENDICON E DA AGÊNCIA REGULADORA REVOLT...
- ROMÁRIO VOLTA A DETONAR VALCKE E TEIXEIRA E PEDE C...
- ESCOLA SÃO JOSÉ OPERÁRIO
- CARLOS LUPI
- CAMPANHA CONTRA FALSIDADE IDEOLÓGICA E DOCUMENTAL ...
- EXCLUSIVO: CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DECIDE P...
- Sem título
- MÉDICO DE MICHAEL JACKSON É CONDENADO A PRISÃO
- PATO NO TUCUPÍCírio chegando e as especulações em...
- FOTO DO DIA
- AG. BRASIL
- CORINTHIANS PERDE PARA O LANTERNA
- PAPÃO EMPATA 1x1
- LOTERIAS PAPE INFORMA: MEGA-SENA ACUMULOU
- IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO DIREITO DA CRIANÇA E D...
- PREFEITURA COMEÇA PAGAR TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO ...
- JUIZ QUER O FIM DA PARALISAÇÃO
- FACADA E ÁGUA FERVENDO PORQUE TRAIU SUA MULHER
- V E N D I D A
- IMAGEM DO DIA
- DEU NO BLOGUAMÁ
- ESTADO DO PARÁ ...
- SOPÃO SOLIDÁRIO NO BAIRRO PADRE ÂNGELO
- MOTOTAXISTA É ASSASINADO
- DIRETRIZES PARA ESTÁGIO PROBATÓRIO BUSCAM MELHORAR...
- STJ RECONHECE COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO P...
- EXCLUSIVO; ACIDENTE FATAL NA ENTRADA DE SÃO MIGUEL...
- FOTO DO DIA
- ELES ESTAVAM LÁ NO VILA NOVA
- ADVOGADO EM BELÉM FAZ GREVE DE FOME EM PROTESTO
- IMPRENSA MARCA PRESENÇA NO ESTÁDIO DO VILA NOVA EM...
- DEUS USA QUEM ELE QUER
- FNDE E FUNDEB LIBERAM RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE ...
-
▼
novembro
(82)
About Me
- Ariel Castro
- Ariel Castro Vereador por 02 Mandatos, Ex Presidente da Cãmara Municipal, Estudante de Direito (Fcat)