CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

Nova regra para tirar CNH vigora em 2010
Mais de dez mil candidatos no Pará têm somente até o fim do mês para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) antes do recesso no Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
O prazo, de pouco mais de três semanas, está menor por causa das festas de fim de ano. Estão nessa situação os candidatos que deram entrada no processo para a primeira habilitação em dezembro do ano passado, que tinham direito de obter o documento de acordo com a antiga regra, ou seja, fazendo curso teórico de 30 horas e 15 horas de aulas práticas.
Apesar da expectativa de que muitos desses candidatos corram para agendar seus testes 'em cima da hora', o Detran acredita que, no Pará, não será necessário montar um esquema especial para atender a demanda, como vem ocorrendo em outros Estados.
'Estamos preparados para atender a demanda. O que verificamos ainda é um certo relaxamento por parte do próprio candidato, que deixa para a última hora. A recomendação é que as pessoas possam se adiantar ao encerramento do prazo, recolhendo os documentos necessários e procurando o Detran em tempo', orienta o coordenador de planejamento do órgão, Carlos Valente.
Os candidatos que perderem o prazo serão obrigados a recomeçar todo o processo a partir de janeiro do ano que vem, mas dessa vez de acordo com a nova regra que passou a valer em janeiro deste ano e aumentou de 30 para 45 o número de horas do curso teórico e de 15 para 20 as horas de aulas práticas. Além de tempo, isso representa um novo investimento para os candidatos. Com a mudança na legislação, as auto-escolas também passaram a cobrar mais pelo curso de formação de condutores.
O aumento, dependendo do tipo de carteira, chega a 30%. 'O Detran dá o prazo de um ano para que o candidato tire a carteira a partir da aprovação do exame psicotécnico. O problema é que muita gente adia os testes e vai deixando para a última hora', informou George Hage, dono de uma auto-escola em Belém.
Em dezembro do ano passado, para fugir da nova regra, 21.895 candidatos deram entrada no processo de primeira habilitação no Pará, número, segundo o Detran, cinco vezes maior que a média mensal de processos iniciados pelo órgão este ano.(O Liberal)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV