REFRIGERANTES TÊM SUSPEITA DE CONTER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENA EM MG

O Ministério Público Federal de Minas Gerais instaurou inquérito civil público para investigar denúncia de que sete marcas de refrigerantes comercializadas no Brasil contêm benzeno, uma substância comprovadamente cancerígena.
O alerta foi dado no último mês de maio pela Associação de Consumidores Pro Teste, que, ao analisar 24 amostras de marcas diferentes, detectou a presença do benzeno em sete delas: Fanta laranja, Fanta Laranja light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet. Em duas das amostras - Fanta laraja light e Sukita Zero - a concentração estava acima dos limites considerados aceitáveis para a saúde humana.
O benzeno encontrado nos refrigerantes seria resultado da reação entre os ácidos benzóico e ascórbico, este último também conhecido como vitamina C. Está provado que o benzeno é um agente químico altamente perigoso, que pode fazer com que aumentem os riscos de leucemia - doença caracterizada pela desmedida proliferação de glóbulos brancos do sangue -, e de outras doenças sanguíneas.
Os testes detectaram ainda a presença dos corantes amarelo tartrazina e amarelo crepúsculo, presentes, respectivamente, nos refrigerantes sabor uva e laranja. Tais corantes não são recomendados ao público infantil. O amarelo tartrazina pode causar alergias; o amarelo crepúsculo é suspeito de causar hiperatividade, tendo sido proibido em diversos países da Europa. PortalORM

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV