LENDAS GUAMAENSES (Profº Antônio Soares)



A COBRA GRANDE
Conta a história que a cobra grande vivia dentro de uma balsa chamada Alvarenga Peixoto que afundou às margens do Rio Guamá, onde a mesma era vista pelos pescadores e ribeirinhos. Os mesmos contam que ela era muito grande de tamanho assustador, assombrando todos que dela se aproximavam. Segundo a lenda ela saia para passear e vive escondida em baixo do Colégio dos Padres Barnabitas. Contam, ainda, que a grande enchente que dividiu o Colégio e a ponte grande, foi quando ela saiu do Colégio para a balsa deixando seu rastro.
O HOMEM QUE VIRAVA PORCO
Antigamente, no bairro do Olho d` água, em noite bem escuras, depois da meia noite, aparecia um porco grande que amedrontava as pessoas que passavam ao se aproximarem do porco desaparecia e ao mesmo tempo um homem do nada surgia. Para saberem quem era a pessoa que virava porco, as pessoas jogavam água quente ou batiam no porco. Quando amanhecia o dia o homem, o qual se desconfiava ser quem virava o porco estava queimado ou ferido. Há moradores da cidade que garantem ter conhecido o homem que virava porco, por sinal, um conhecido morador da cidade.
O BODE DO SESPE VELHO
Conta os antigos moradores de São Miguel do Guamá que durante à noite quando as pessoas passavam em frente ao SESP velho ( hoje Unidade Municipal de Saúde) aparecia um bode, com seu odor desagradável não deixava que ninguém se aproximasse desse local. As crianças que brincavam por lá sempre corriam assustadas. Ele aparecia e desaparecia do nada.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV