CRISE NA SAÚDE: HOMEM MORRE COM MENIGITE NO PSM

Após percorrer a cidade em busca de atendimento, Daniel Pereira da Costa, de 26 anos, veio a falecer na madrugada deste sábado (22), no Hospital Municipal de Pronto Socorro Mário Pinotti (14 de Março). Foram quinze dias de luta não apenas contra a meningite, que já manifestava sintomas graves, mas contra a ineficiência do sistema de saúde em Belém.
O irmão de Daniel, Roberto Costa, acompanhou a vítima em sua via-crucis, iniciada no último dia 9 de agosto, data em que foi comemado o Dia dos Pais. Segundo ele, Daniel começou a se queixar de fortes dores de cabeça e passou a apresentar muita dificuldade para andar. No mesmo dia foi levado até o Posto se Saúde da Marambaia, onde a família foi informada de que não havia médico para fazer atendimento do caso. Seguiram então para a unidade da Cidade Nova, em Ananindeua, e lá ouviram a mesma frase.
Roberto então levou o irmão até o PSM da 14 de Março. De acordo com Roberto, lá, eles foram informados de que o exame para diagnóstico de meningite só poderia ser realizado na unidade da Pedreira e que não havia ambulância para fazer o transporte do paciente. Ele contou que colocou o irmão dentro do carro da família e seguiu em direção àquele posto de saúde.Feito o exame, que constatou a doença, Daniel foi levado novamente ao PSM da 14, na noite da última quarta-feira (20) onde permaneceu até a madrugada de hoje. Ele faleceu por volta de 3h. "Meu irmão passou a noite inteira reclamando de falta de ar", lamentou Roberto. No final da manhã, uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) chegou ao local para fazer a remoção do corpo.
Colhendo informações sobre o caso, uma equipe do DIÁRIO que estava no local ainda sofreu agressões de um porteiro do Hospital Municipal. Bastante irritado, o vigia tentou impedir que fossem feitas imagens do paciente e começou a agredir o repórter fotográfico com gestos obscenos e palavras de baixo calão.
RESPOSTA
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que o paciente deu entrada no PSM na noite de quarta-feira por volta das 20h30, já em estado grave. Segundo a assessoria, Daniel apresentava fortes dores de cabeça, desorientação, vômito e tontura, e foi atendido, medicado, e passou por exames e, no mesmo dia de sua entrada, foi submetido ao exame de LCR (liquido céfalo raquidiano), que constatou meningite por fungos.
Segundo membros da equipe que atendeu o paciente, familiares de Daniel teriam confirmado a possibilidade de contágio em sua própria residência, devido a presença de fungos no local.“O pedido de transferência do paciente para um hospital de referência, no caso hospital Barros Barreto, foi realizado assim que houve a confirmação da doença, mas até a data de falecimento do paciente (hoje), o hospital Barros Barreto não havia informado sobre a disponibilidade de leito”, diz a assessoria da Sesma. A Direção do Pronto Socorro Mário Pinotti nega que tenha havido omissão de socorro ao paciente.
(Diário Online)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV