SENADO APROVA A PEC DOS VEREADORES mais 7.000 Vereadores no Brasil

O Senado aprovou em dois turnos hoje a PEC (proposta de emenda constitucional) dos vereadores, que reduz os gastos das Câmaras Municipais do país. A proposta fixa percentuais de gastos para as Câmaras de acordo com o tamanho dos municípios --que variam de 6% a 3,5%.
No primeiro turno, a PEC foi aprovada por 62 a 2. No segundo turno de votação, foram 56 a 6. O texto segue agora para votação na Câmara.
Os vereadores e suplentes, que acompanhavam a discussão da matéria, comemoraram a aprovação da PEC com gritos e aplausos. Eles fizeram lobby pela aprovação da PEC.
Para aprovar a PEC, o suplente de vereador Aroldo de Azeredo (PSB), de Itiúba (BA), chegou a realizar greve de fome dentro do Congresso. Os suplentes acreditam que vão assumir cadeiras nas Câmaras de Vereadores com a aprovação da PEC. É que a Câmara dos Deputados se comprometeu a pedir a promulgação da PEC que cria 7.343 vagas de vereadores se a redução dos gastos das Câmara Municiais fosse votada no Senado.
No final do ano passado, o Congresso aprovou PEC que aumentou em 7.343 o número de cadeiras de vereadores em todo o país. Na época, os parlamentares retiraram do texto o artigo que reduzia os percentuais de repasse das receitas dos municípios para as Câmaras. Com a mudança, as Câmaras Municipais continuariam a receber o montante previsto pela Constituição Federal, sem aumento nos gastos mesmo com a criação dos novos cargos. Folha
Acredito que com está noticía, suplentes de vereadores voltam a conferir seus votos aqui na terra do tijolo, quem sabe dar para ocupar uma cadeira no legislativo.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV