PROUNI É 'MILAGRE NA EDUCAÇÃO E VAI BENEFICIAR 720 ATÉ 2010, DIZ LULA


Segundo presidente, hoje são 545 mil os universitários beneficiados.Ele disse ainda que no governo é 'proibido' dizer que educação é gasto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta sexta-feira (12), em Laranjeiras (SE), o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo a alunos de baixa renda, como um "milagre"
Ele disse que até o término de seu mandato o número de beneficiados passará de 545 mil bolsistas para 720 mil. Em discurso, na inauguração de um campus da Universidade Federal de Sergipe em Laranjeiras, o presidente afirmou: "[No meu governo] aconteceu o primeiro milagre, o Prouni, que hoje já tem em sua maioria meninos e meninas negras. Tem mais negros do que durante todo o tempo desde o descobrimento. O Prouni tem 545 mil alunos e a expectativa é de 720 mil até 2010", disse. Lula está em Sergipe para inauguração de obras e ainda nesta sexta visitará as cidades de Aracaju e Lagarto. O presidente afirmou ainda que em seu governo é “proibido” chamar educação de gasto. “Os ministros sabem que a educação é o investimento que dá mais retorno.”
Críticas
Lula afirmou ainda que seu governo está recuperando os "desmazelos" das gestões anteriores. "Me parece que as pessoas esqueceram que governar esse país é olhar para a totalidade desse povo como uma mãe, que é o papel do governo, dentro de uma família com 190 milhões de habitantes. Olhar para o pequeno brincando e para o raquítico e ver que tem que cuidar mais dele. No Brasil não era assim, quem era rico, ficava cada vez mais rico e que era pobre, cada vez mais pobre." O presidente voltou a dizer que tem "candidata à presidência da República" e afirmou que o papel da mulher mudou na sociedade. "As mulheres de hoje não são subservientes como há 30 anos. Elas não querem só lavar e passar. Querem estudar, fazer política e chegar ao poder. E, porque não, chegar a ser presidenta da República." Em Laranjeiras, Lula estava acompanhado pelo governador do estado, o petista Marcelo Déda, e pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Cultura, Juca Ferreira.
Apoio
Ao discursar antes de Lula, Déda, correligionário do presidente, proferiu uma fala de apoio, dizendo que Lula "resgatou a auto-estima" do Nordeste. "Quando seu mandato encerrar, serão muitas as obras catalogadas para marcar seu governo. A maioria na area da economia, mas uma das maiores obras foi resgatar a auto-estima do Nordeste. Hoje que ninguém venha dizer que somos a região problema. Temos a convicção de que o Nordeste é parcela de solução dos probelams. Porque o Nordeste crescendo, o Brasil cresce junto."G1

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV