IDEFLOR APRESENTA AÇÕES DO PROJETO TIJOLO VERDE




As ações do projeto Tijolo verde foram ser apresentadas nesta amanhã, 06, na Câmara Municipal de São Miguel do Guamá, na região Nordeste do estado, pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará- Ideflor. O projeto conta com a parceria da Embrapa Amazônia Oriental, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER-PARÁ, Secretaria de Estado de Agricultura- SAGRI, Banco da Amazônia, Programa Pará Rural, Prefeituras de Irituia e São Miguel do Guamá, Sindicato da Indústria Cerâmica de São Miguel de Guamá e Região - SINDCER, entre outros.

Segundo Kleber Perotes, diretor de Desenvolvimento Florestal do Ideflor, o projeto tem como objetivo promover o reflorestamento de áreas alteradas, garantindo a recuperação do passivo ambiental, segurança alimentar e agregação de renda para o agricultor familiar, através do fornecimento de matéria-prima para o setor oleiro-cerâmico da região. “Para implementar o projeto adotamos estratégias como a sensibilização das comunidades em torno dos pólos de produção, o fomento ao processo de produção de mudas de essências florestais, frutíferas e energéticas, a capacitação de técnicos e agricultores em produção de mudas e Sistemas Agroflorestais - SAFs; incentivo e apoio ao plantio de SAFs e o monitoramento das atividades produtivas implementadas”, destacou.

Até 2013, o projeto tem como meta atender 250 famílias em São Miguel do Guamá, produzir pouco mais de 400 mil mudas, capacitar 52 multiplicadores em técnicas de produção de mudas e Sistemas Agroflorestais , além de reflorestar 250 hectares de áreas alteradas. “Já em Irituia, até 2012 temos a meta de atender 75 famílias, produzir 125 mil mudas; obtermos 13 multiplicadores em produção de mudas e Sistemas Agroflorestais e 75 hectares de área alterada reflorestada”, antecipa Perotes.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV