CONSELHO TUTELAR

Haverá eleições para conselheiros com salário de até R$ 1.600,00
Os Conselhos Tutelares de Mosqueiro e Bengui vão realizar eleições para escolher seus novos conselheiros tutelares no mês que vem. Em cada núcleo foram abertas cinco vagas. No dia 3 de dezembro será realizada a eleição do Conselho Tutelar do distrito do Mosqueiro, em onze polos de votação. Vinte e dois candidatos disputam as vagas. Já no Bengui, um dos bairros mais violentos e populosos da capital paraense, vinte e três candidatos concorrem ao pleito, que será realizado no dia 10 de dezembro em 23 polos de votação.
Os candidatos podem fazer campanha até a véspera da eleição.
De acordo com o Comdac, o processo de votação será eletrônico e acontecerá nas escolas municipais e estaduais do bairro, igualmente ao processo eleitoral de outubro passado. Para exercer o cargo de conselheiro tutelar o candidato precisa ser maior de idade e comprovar a experiência de dois anos no trabalho com crianças. Segundo Conceição Henriques, além da documentação de praxe, é necessário apresentar uma carta de recomendação ou indicação de uma entidade que desenvolva trabalho com crianças e adolescentes registrado no próprio Conselho Municipal da Criança e Adolescente. Atualmente, o Comdac possui 94 entidades registradas, mas somente 78 têm a certificação regulamentada.
A função de conselheiro tutelar é gratificada pela Prefeitura Municipal de Belém. Os salários podem chegar até R$ 1.600,00 ou o equivalente ao de DAS 6 com nível superior. O que varia de acordo com a escolaridade do candidato. O trabalho do conselheiro muda de acordo com as escalas de funcionamento da entidade, que é de 24 horas por dia. A função de conselheiro tutelar também já foi regulamentada pela PMB.
ORM

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV