UFPA DIVULGA CALENDÁRIO

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o calendário do processo seletivo 2011, que usará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte da avaliação. O edital com todas as informações deve ser divulgado na semana que vem. As inscrições começam a partir do dia 20 deste mês e terminam às 23h do dia 19 de outubro, no site da Central de Processos Seletivos (www.ceps.ufpa.br). O valor é de R$ 40. O período de solicitação de isenções da taxa será o mesmo. As provas serão realizadas no dia 19 de dezembro deste ano, das 8h às 12. O Enem será nos dias 6 e 7 de novembro.
Dentre as novidades deste vestibular, está o fato de que a prova da instituição será somente com 55 questões objetivas de 11 disciplinas (cinco para cada). São 6.088 vagas, sendo 3.562 na capital e 2.526 no interior, divididas em 145 cursos no Pará, sendo 77 em Belém. Das vagas no interior, 336 são de cursos intensivos (os antigos intervalares). O sistema de cotas reservou 50% das vagas para o ensino médio, sendo que 40% deste índice é para negros, pretos e pardos. Para cada curso, serão reservadas duas vagas para candidatos indígenas e uma para pessoas com deficiência. (ORM)
A coordenadora da Central de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), Marilúcia Oliveira, explica que os alunos devem estar atentos às mudanças. Quem não se inscreveu no Enem 2010, não poderá prestar o vestibular da instituição. As notas dos candidatos, na primeira etapa do processo seletivo, influenciam na necessidade de fazer ou não a segunda fase. "Quem zerar qualquer disciplina do Enem, nem precisa vir fazer a segunda fase porque estará automaticamente eliminado. Os alunos podem conferir o gabarito do Enem 48h após a realização das provas. Nota inferior a quatro pontos na prova de redação também elimina o candidato, mas como o resultado da redação não sairá antes da segunda etapa, os candidatos podem fazer a prova, mas se detectada a nota de corte, será eliminado", detalha.
Sistema de isenções usará o cadúnico
O sistema de isenções usará o Número de Identificação Social (NIS) do Cadastro Único (Cadúnico), utilizado para programas sociais como o Bolsa Família. A verificação de hipossuficiência financeira será confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS). Todos os pedidos aptos a receber a isenção serão atendidos. "Para o sistema de cotas, os candidatos devem saber que somente quem cursou as três séries do ensino médio em escola pública é que podem concorrer pelas cotas. Quem fez Desu ou foi bolsista não é incluído. Na hora da inscrição, durante o preenchimento do formulário eletrônico, o candidato deve tomar cuidado e não marcar a opção de concorrer pelo sistema de cotas se não for fazer o processo seletivo desta maneira. Do contrário, na hora da habilitação, pode perder a vaga", alerta.
Pelo fato de ser somente uma prova objetiva, a UFPA prevê uma divulgação das notas da própria etapa muito mais rápida, pois a correção é feita por leitura eletrônica e não há redação. Por outro lado, o resultado final pode demorar mais que de costume, já que o Enem avalia estudantes de todo o Brasil. Não há previsão de resultados para o exame nacional. No site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), há apenas a informação de que os resultados podem ser conferidos na página de acompanhamento. O resultado final do processo seletivo 2011 depende da divulgação dos resultados.
PROCESSO SELETIVO UFPA 2011
VAGAS: 6.088
CURSOS NOVOS
Sistema da Informação (Cametá)
Geografia - Licenciatura e Bacharelado (Marabá)
Letras Língua Libras (Soure)
1ª ETAPA: ENEM
Inscrições encerradas
1ª PROVA: 6 de novembro de 2010 (sábado), das 13h às 17h30 - Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
2ª PROVA: 7 de novembro de 2010 (domingo), das 13h às 18h30 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias
2 ª ETAPA: PROVA OBJETIVA ÚNICA DA UFPA
EDITAL: A partir do dia 15 de setembro
INSCRIÇÃO – Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.ceps.ufpa.br a partir das 14 horas do dia 20 de setembro até às 23 horas do dia 19 de outubro. O valor da taxa de inscrição será de R$ 40,00 (quarenta reais) e poderá ser pago até o dia 20 de outubro, dentro do horário bancário.
ISENÇÃO - Os candidatos que desejarem pleitear a isenção no pagamento da taxa devem informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), conforme prevê o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007. Quem ainda não fez o cadastro, deve procurar qualquer agência da Caixa Econômica Federal e solicitar o formulário.
DATA DA PROVA: 19 de dezembro
CONTEÚDO: 11 disciplinas, com cinco questões cada, num total de 55 questões objetivas
RESULTADO: Depende da data de divulgação dos dados do Inep
- Quem não se inscreveu no Enem 2010, não poderá se inscrever para o processo seletivo da UFPA 2011
- Nota 0 (zero) em uma das provas do Enem resulta em eliminação
- Nota inferior a 4 pontos na redação resulta em eliminação

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV