CAPANEMA

Capanema vai testar votação biométrica
Capanema foi uma das 43 cidades brasileiras e a única no Estado do Pará escolhida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para utilizar nas eleições do próximo ano o novo sistema de identificação eleitoral: a biometria – identificação do eleitor por meio das impressões digitais. A previsão do TSE é de que em até dez anos todos os municípios brasileiros utilizem o sistema biométrico.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), desembargador João Maroja, explicou que quatro municípios paraenses foram apontados para aderirem à novidade nas eleições de 2010. Entre eles, as cidades de Augusto Corrêa, Santa Maria do Pará e Tucuruí. “Capanema foi eleita por apresentar um número significativo de eleitores e uma boa infraestrutura”, disse o desembargador.
RECADASTRAMENTO
O próximo passo agora será o recadastramento dos eleitores da cidade, que já começa a acontecer no dia 15 de dezembro. O eleitor capanemense terá de se dirigir à zona eleitoral que vota com seu antigo título de eleitor para o cadastramento de suas digitais. No dia da votação, o eleitor será reconhecido na seção eleitoral pela digital e pela foto.
“Antes, nós faremos uma eleição simulada para que as pessoas possam aprender como o sistema funciona. Mesmo assim, temos plena certeza que esse novo método trará benefícios e segurança nas eleições”, afirmou o presidente do TRE.
Maroja disse ainda que a votação biométrica tornará a votação mais ágil. “O tempo que um eleitor leva em média para votar é de 40 segundos a um minuto e meio, com esse novo procedimento, é provável que esse tempo diminua consideravelmente”. Com o cadastramento biométrico, o TSE pretende excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra.
O QUE É VOTAÇÃO BIOMÉTRICA?
O sistema biométrico, que será usado em urnas eletrônicas em alguns municípios em 2010, vai reconhecer as impressões digitais dos eleitores. (DiáriodoPará)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV