MENSALÃO VIRA FILME DO DIRETOR JOSÉ PADILHA


Filme de José Padilha (Foto) sobre o mensalão terá R$ 1 milhão do BNDES
Diretor de 'Tropa de Elite' deve começar a gravar no 2º semestre de 2010. Filme fala de relações políticas e problemas sociais, diz especialista.
José Padilha, diretor do filme "Nunca antes na história deste país". (Foto: Henrique Porto/G1)
Uma história de ficção, que se passa em Brasília e tem como pano de fundo o maior escândalo político do governo Lula: o mensalão, suposto esquema de compra de apoio ao governo no Congresso. “Nunca antes na história deste país”, filme de José Padilha, o mesmo diretor de "Tropa de Elite", tem previsão de ser filmado no segundo semestre de 2010 e deve chegar às salas de cinema do país em 2011. O filme foi um dos escolhidos no edital de seleção pública de projetos cinematográficos 2009 do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco vai liberar R$ 1 milhão para a produção da trama.
O G1 conversou com um dos integrantes da comissão avaliadora dos projetos patrocinados pelo BNDES neste ano. Responsável pelo Cine PE, o produtor Alfredo Bertini foi um dos profissionais encarregados pela análise do projeto. Ele conta que o filme de Padilha se passa em Brasília, relata o esquema de caixa dois em campanhas e de compra de votos de parlamentares - batizado de mensalão - e conta com sequências paralelas que relatam problemas sociais do país. “O filme fala dessa história do mensalão. É uma ficção que envolve a relação entre o poder Legislativo e o poder Executivo, fala dos patrocinadores de campanha dos políticos. A trama se passa em Brasília e é intercalada por uma história paralela que fala um pouco dos problemas sociais do país”, relata Bertini. (lermaisG1
)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV