SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA ENTREGA DE LEGUMES, HORTALIÇAS, MEL DE ABELHA E FRUTAS NAS ESCOLAS


Frutas, legumes e hortaliças no depósito da SEMED





Nutricionista, Dr. Luiz Figueiredo, Presidente do CAE, Reneres Rocha, Secretário de Educação, Paulo Lira e Diretora da UMEI São Miguel Arcanjo, Maria Elizete
Novos vasilhames substituem os antigos pratos azúis







Entrega de hortaliças e polpa de frutas na UMEI Divino Espírito Santo



odas as Unidades de Educação Infantil e escolas de ensino fundamental do município, a partir de ontem (29/05) poderão contar no cardápio de merenda escolar, verduras verdes e fresquinhas, hortaliças, mel de abelha, polpa de frutas e frutas, realizando e valorizando o acordo firmado com a agricultura familiar, que é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes.

O Secretário Municipal de Educação, Prof.º Paulo Lira, a Presidente do CAE (Conselho da Alimentação Escolar) – Reneres Rocha e o Nutricionista da SEMED, Dr. Luiz Figueiredo, visitaram algumas UMEIS da cidade, para comprovarem a satisfação das crianças para com a merenda escolar de qualidade que lhes é servida, e segundo a Diretora da UMEI São Miguel Arcanjo, a Sr.ª Maria Elizete, “a carne moída enlatada doada pelo governo federal, é de excelente qualidade, e todas as crianças adoram a merenda que é ainda acompanhada de macarrão.” O Secretário de Educação comprovou de perto o total comprometimento de todos os profissionais da educação, que se esforçam ao máximo para educarem da melhor maneira possível seus alunos, e a merenda escolar é de suma importância para o bom desenvolvimento pedagógico do alunado na sala de aula.
Semed

Para promover práticas alimentares saudáveis, é necessário garantir o abastecimento de alimentos de qualidade em quantidade adequada; o acesso universal aos alimentos produzidos, sem comprometer a outras necessidades essenciais e respeitar as diversidades culturais alimentares, desde que sejam econômica e ambientalmente sustentáveis.

E cabe lembrar, que os vegetais cultivados em hortas, as hortaliças, são divididos em três tipos: verduras, legumes e temperos. As hortaliças são chamadas verduras quando as partes comestíveis são folhas, flores, botões ou hastes como alface, couve-flor, brócolis ou alho-poró. São denominados legumes, as hortaliças que apresentam como parte comestível frutos, sementes ou partes subterrâneas das plantas, como a cenoura. E os temperos abrangem todas as hortaliças que têm como função acentuar o paladar, o aroma ou a aparência das preparações como salsa, cebolinha ou manjericão. Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas, água e minerais, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e na manutenção do organismo saudável, aumentando a resistência a infecções e diminuindo o risco de ocorrência de várias doenças.

A utilização do mel na nutrição infantil dentro das escolas, não deveria limitar-se apenas a sua característica adoçante, como excelente substituto do açúcar, mas principalmente por ser um alimento de alta qualidade, rico em energia e inúmeras outras substâncias benéficas ao equilíbrio dos processos biológicos de nosso corpo.



 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV