NOVOS ELEITORES NO PARÁ

Na última semana do cadastramento eleitoral, que se encerrou ontem, 165,2 mil novos eleitores se habilitaram para votar nas eleições de outubro no Pará. Belém foi a cidade que cadastrou o maior número de votantes, mas também chama atenção o volume registrado nas cidades de Ananideua, Parauapebas e Santarém. O balanço foi divulgado ontem pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Ricardo Nunes. Os dados fazem referência apenas às inscrições eleitorais realizadas entre os dias 2 e 9 de maio. De acordo com este levantamento, neste período, só na capital paraense foram emitidos 19.854 novos títulos.
"Este resultado é fruto da nossa proposta de descentralização do atendimento com o objetivo de facilitar o acesso do eleitor à Justiça Eleitoral, que é uma meta do TRE e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)", afirmou Ricardo Nunes. Ele explica que desde janeiro, o TRE vem intensificando o atendimento itinerante pelas ruas, escolas e no interior do Estado. Além disso, ao contrário de concentrar o cadastro em um local só, como em eleições anteriores, quando o serviço era transferido para o ginásio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foram criados novos postos de atendimento para dar suporte para a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), no bairro da Pedreira.
"O resultado nos mostra que estávamos certos. Só na CAE tínhamos quase 40 guichês de atendimento, criamos o posto do Detran, na avenida Augusto Montenegro, uma área de expansão da cidade, e reforçamos também o números de equipamentos e servidores nos outros postos. O que fez com que alcançássemos este número tão expressivo de novos eleitores", explicou Nunes.
De acordo com os dados do TRE, somente na CAE, nesta última semana de atendimento, foram registrados mais de 8.426 eleitores. Destes, 2.284 foram cadastrados no último dia. O posto do Detran recebeu no período 2.753 pessoas. Já os postos do Saci, no Guamá, o da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e o do Jurunas registraram no período 1.471, 1.107 e 971 atendimentos, respectivamente. O serviço itinerante na praça da República, realizado entre os dias 2 a 6 de maio, registrou 1.744 atendimentos eleitorais.
orm

"Esta descentralização permitiu um melhor atendimento ao jurisdicionado, apesar das filas registradas nos últimos dias. Mas entendo que mesmo elas são naturais já que infelizmente as pessoas sempre deixam para última hora. É uma questão cultural", afirmou o desembargador Ricardo Nunes.
O levantamento do TRE mostra que também foi expressivo o quantitativo de pessoas que deixaram para regularizar a sua situação eleitoral no fim do prazo nas cidades de Ananindeua (11.286), Parauapebas (6.770) e Santarém (6.220). Em Marabá, outro grande colégio eleitoral do Estado, foi registrado na última semana 5.286 novos atendimentos. Em Castanhal, o cadastro fechou com mais 3.973 eleitores. "O balanço final do cadastro de eleitores em todo o Estado deve ser concluído até o final desta semana", afirmou.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV